Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Zé Laurentino: uma lenda na universidade


Ele respira poesia. É raro algum campinense não conhecer a obra do poeta paraibano José Laurentino Silva. Zé Laurentino já nasceu com poesia correndo em suas veias. Alguns de seus poemas, como Eu, a cama e Nobelina e O matuto e o doutor, se tornaram clássicos na cidade. Em suas obras, ele declama as coisas do Nordeste e a simplicidade do homem do campo. Zé Laurentino parece ser a encarnação do interior nordestino, este sentir rústico, forte, telúrico e pândego ao mesmo tempo.

O "poetinha" foi escolhido pela Universidade Estadual da Paraíba para ser o paraninfo geral das turmas de concluintes 2009.2, do campus I, em Campina Grande. A cerimônia acontece amanhã às 17h30, na casa de shows Spazzio, tendo a presença da reitora Marlene Alves e representantes da UEPB, além, claro, da presença dos formandos e seus familiares.

Para aqueles que ainda desconhecem a magnitude da genialidade do poeta, o convite talvez tenha sido inusitado. Já para os admiradores de Laurentino, representa, certamente, uma merecida homenageme motivo de celebração para a UEPB. José Laurentino Silva nasceu em Puxinanã e, desde cedo, já tinha contato com música e poesia, tendo como primeira influência os próprios pais. Sua mãe cantava, seu pai lhe trazia cordéis.

Mesmo depois de se mudar para Campina Grande, após passar em um concurso e tornar-se funcionário público do INSS, Laurentino nunca deixou a poesia de lado. "A poesia faz parte da minha vida, não posso me imaginar sem o ofício do fazer poético. Eu não procuro os poemas, eles batem na minha porta, querendo vir à tona", revelou. Zé garante que nunca quis ganhar dinheiro com a poesia. Faz poesia porque gosta.

Atualmente, Laurentino prossegue dividindo sua vida entre as obrigações de servidor público, hoje prestando serviço ao Ministério da Saúde, e a poesia, muito embora seja conhecido como poeta e assim se identifique pessoalmente. A carreira de Zé abrange nove livros publicados e cinco CDs gravados. No início de sua caminhada artística, ele escrevia cordéis, feitos por encomenda para políticos, em sua maioria.

Fonte: Diário da Borborema

7 comentários:

  1. Eu gostaria de encontrar os cincos cds de poesia de Zé Laurentino, mas não sei como fazer isso, ja procurei em varios sites eu não consigo.
    Por favor, se possivel me digam como posso adquirir essa obra.
    Luciano
    meu e-mail luciano.jb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. eu sou admirador do poéta Zé Laurentino, certa feita, tive o prazer de ouvir ele declamar uma poesia em um pauco, e o titulo era : "pra tudo é preciso peito" como eu queria um dia conseguir essa poesia ! meu e-mail é : marquincle04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sou Geraldo Batista, anos de idade e já tenho feito bastante busca sobre o poema desse autêntico poeta José Lurentino, poema esse entitulado por: Eu, Nobelina e a Cama. Já pedí para um amigo meu pra trazer dois CDs aí de Campina Grande e, na realidade ele trouxe, porém o poema que eu mais o admiro tais CDs não contém. Peço, dentro da disponibilidade de vocês que me envie através de E-mail esse poema.
    Meu E-mail: oxentebixim@r7.com
    Ficarei bastante agradecido de forma antecipada e logo que eu estiver aí na região de campina Grande irei fazer-lhe uma visita...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de alguns dos poemas de José Laurentino, especialmente: Eu Nobelina e a Cama, Conversa de Passageiro, Matuto no Futebol, Esmola pra São José, O tranca Rua, Pra tudo tem que ter Peito... Entre outras, porém, não as encontro para comprar. Nunca vou em campina Grande e por esta razão dificulta mais ainda a possibilidade de contrair essa obra.
    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. meu pai ja gravou 3... e declama mais outras tantas nos shows

    ResponderExcluir
  6. poétinha eu sou seu fã desde o tempo de menino
    quando lá em aroeiras eu era magro e franzino
    mais quando a tarde chegava o meu raidinho eu ligava
    pra ouvir zé laurentino;
    francisco de assis.

    ResponderExcluir
  7. ddsandfafdadsafadajadfrfhesa entenderam?

    ResponderExcluir