Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 14 de maio de 2010

São José, o Cine


Em época de inverno, na sua marquise ainda se improvisa um abrigo, mesmo que provisório. A sua calçada desgastada e irregular ainda pode ser usada como palco para as pessoas que esperam demoradamente os ônibus. As paredes infiltradas também servem para colar cartazes de apresentações musicais de qualidade e gosto duvidosos. Falo do que restou, falo de escombros, de urbes e ruínas, do que resta dos mortos, como bem disse o poeta Políbio Alves em seus livros. Falo do que resta do Cine São José. Das ruínas da memória social da cultura campinense, de um tempo que se foi. Mas também dialogo com os homens e mulheres de hoje, com que restou e também com o que pode ser feito. E sonhado...

Reitora da UEPB recebe estudantes que integram a mobilização pelo renascimento do Cine São José

No final da manhã desta quinta-feira (13), a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, recebeu em seu gabinete, localizado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, a visita dos integrantes da mobilização que almeja o renascimento do Cine São José. Na oportunidade, cerca de 20 estudantes solicitaram o apoio da reitora no que se refere ao projeto de doação do espaço à UEPB, pleiteado por eles junto ao Governo do Estado.

Câmara solicita ao Governador doação do Cine São José para UEPB


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou na manhã desta quinta-feira, 13, requerimento de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), solicitando ao Governado do Estado, José Targino Maranhão, que realize a doação das antigas instalações do Cine São José, localizado no bairro de mesmo nome, para a Universidade Estadual da Paraíba, objetivando fomentar as diversas expressões artísticas e culturais da cidade.

EM LUTA PELO CINE SÃO JOSÉ! - UMA NOITE ÁUREA


Na noite de quinta-feira (13) o antigo Cine São José foi espaço para uma noite especial. Na fachada do prédio, a partir das 19:30h, foram exibidos filmes em película 16mm, entre eles “Alma” de André Morais, “O Cão Sedento” de Bruno Sales e “O Plano do Cachorro” de Arthur Lins e Ely Marques.