Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura


O Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e o Grupo ESCALET de Teatro abrem inscrições, até dia 30 de setembro, para o I Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura, em Floriano, no Piauí. Os grupos de teatro dos Pontos de Cultura de todo o Brasil poderão participar do evento. Serão selecionados 30 espetáculos no total.

O Festival tem o objetivo de formar a Rede Nacional de Pontos de Cultura que atuam nas artes cênicas. A iniciativa é mais um passo do Pontão para a consolidação de sua missão: ser um agente de incentivo e de difusão cultural. Durante a realização do evento, de 27 a 31 de outubro de 2009, o público terá a oportunidade de assistir espetáculos de teatro de todo o Brasil, participar de oficinas e palestras.

O evento tem o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania Cultural, Governo do Estado do Piauí, Fundação de Cultura do Piauí - FUNDAC e Instituto de Pesquisa Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO.

Os interessados em se inscrever devem acessar o site www.escalet.com.br e baixar o regulamento e a ficha de inscrição. Para mais informações, entrar em contato através do e-mail grupoescalet@yahoo.com.br ou nos telefones (89) 3522-0804 e 9978-6996.

Programação de Dança do Palco Giratório começa nesta quinta-feira


Começam nesta quinta-feira (10), as apresentações de dança do Festival Palco Giratório SESC Paraíba. Os grupos se apresentarão a partir das 17h na Praça da Bandeira, centro de Campina.

No total serão 13 grupos paraibanos representando os mais diversos ritmos existentes no Brasil. As performances contemplam desde Ballet clássico até uma das mais antigas expressões artísticas brasileira: a capoeira. Além disso, acontecerão apresentações de dança do ventre, Hip Hop, danças populares e contemporâneas.

A programação de Dança do festival será aberta pelos os grupos Companhia Caravana, Stúdio de Dança Fernanda Barreto, Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, Companhia de Dança Popular Caísca, Palácio das Artes Suellen Carolini, Grupo de Dança Caetés, Guerreiros do Ritmo e Companhia Folclórica Oríginis. As apresentações prosseguem até o próximo dia 12 de setembro.

O Festival Palco Giratório SESC Paraíba é uma realização do Departamento Nacional do SESC e do SESC Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3341-5800 ou pelo endereço eletrônico www.sescculturalblogspot.com

Dois espetáculos movimentam o Palco Giratório

Após uma semana de dança, teatro e música, o Festival Palco Giratório SESC Paraíba, apresenta nessa quarta-feira (09/09), às 17h, o espetáculo “Hysteria”, do Grupo XIX de Teatro. Logo em seguida, às 20h, é a vez de “Nada, Nenhum e Ninguém”, da Trupe Arlequin de Circo e Teatro e do Grupo Experimental Cena Aberta (GECA), apresentar sua performance no Cine teatro SESC Centro. É importante salientar que o espetáculo “Hysteria” ainda não tem local de apresentação definido.

O primeiro espetáculo do dia, “Hysteria”, de São Paulo, se passa no final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino carioca, onde cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição em que os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. No espetáculo, as plateias masculina e feminina são separadas, e as mulheres convidadas a interagir com as atrizes, fazendo de cada apresentação uma experiência dramatúrgica única. O fato de abdicar do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação também chama a atenção.

O espetáculo que encerra a programação do dia, “Nada, Nenhum e Ninguém”, da Paraíba, mostra as possibilidades de um teatro de celebração, onde se unem para uma viagem irreal os atores e os espectadores, pelo memorial do fabuloso universo da nossa cultura. Sendo personagens dessa história quatro mambembes (Baobá, Tebas, Filó e Zuriel), que há mais de quatrocentos anos vivem situações de conflitos, colocando em evidencia seus medos, sonhos, inseguranças, e as memórias do humano. Essa peça é fruto de um trabalho em equipe envolvendo a Trupe Arlequin de Circo e Teatro e o GECA (Grupo Experimental Cena Aberta).

Os ingressos para as apresentações custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante, comerciário e dependente com carteira do SESC) e é gratuito para crianças de até 10 anos, portadores de necessidades especiais e idosos acima de 65 anos. Mais informações pelo telefone 3341-5800, pelo blog www.sesccultural.blogspot.com, ou ainda, no Setor de Cultura do SESC Centro Campina Grande, localizado à Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.