Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SESC Centro realiza I Oficina de Técnica Vocal e Canto

Noções básicas para a produção do som, saúde vocal e exercícios de aquecimento. São alguns dos itens que serão abordados na I Oficina de Técnica Vocal e Canto que será realizada pelo SESC Centro Campina Grande nesta quinta-feira (12), às 19h, no auditório da instituição. As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou momentos antes do início da oficina ao preço simbólico de 1 kg de alimento.

A oficina será ministrada pela cantora e compositora Eloide Lima, que tem passagem por vários cursos de técnica vocal e quatro CDs gravados, sendo dois solos. Desde o ano de 2003 Eloide dá aulas de técnica vocal, inclusive para cantores conhecidos da terra, a exemplo de Francisco Brito e Rosa Maria. Desenvolve trabalhos com grupos vocais e corais desde os anos 90.

A I Oficina de Técnica Vocal e Canto não é a única atividade na área de música desenvolvida pelo SESC Centro Campina Grande. Durante todo o ano a instituição oferece ao público em geral cursos de música em vários níveis, além de projetos como o Sonora Brasil e o Sete Notas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800, pelo endereço eletrônico www.sesccultural.blogspot.com ou no SESC Centro Campina Grande, Rua Jiló Guedes, Santo Antônio, 650.

Sonora Brasil trás a Campina os acordes de Nicolas de Sousa e Aloísio Laurindo

O Projeto Sonora Brasil realiza sua quarta e última etapa, com a apresentação dos violonistas Aluísio Laurindo Jr. (AP) e Nicolas de Souza Barros (RJ). O Sonora é uma realização do Departamento Nacional do SESC em parceria com o SESC Paraíba e apoio do Departamento de Arte e Mídia (DART) da UFCG.

A apresentação acontecerá neste domingo (15), as 17h, no Departamento de Arte e Mídia da UFCG, cuja entrada será um 1Kg de alimento não perecível.

A iniciativa faz parte da Programação Violão Brasileiro Norte-Sudeste e contempla todo o Brasil com concertos, reunindo sempre dois violinistas de estados diferentes e levando músicas de regiões diversas. A partir dessas apresentações, o projeto divulga toda a potencialidade do violão, tanto o erudito quanto no popular.

O repertório de Aluísio Laurindo Jr. e Nicolas Souza será marcado pelas diferenças regionais. Laurindo levará o repertório de compositores do Norte do país, passando por Salomão Habib e Sebastião Tapajós, além de uma obra de Cláudio Santoro, um dos nomes mais importantes da música erudita brasileira.

Souza Barros levará também nomes conhecidos, como Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos. O repertório do carioca também passará por compositores de Maringá, do Rio de Janeiro e São Paulo. Finalizando o evento, acontecerá um duo com interpretações de obras do paraense Luiz Otávio Braga e do capixaba Carlos Cruz.

ALUÍSIO LAURINDO JR. - É violonista, professor, compositor e arranjador e tocou com o quinteto de jazz Pentagrama, da Fundação Carlos Gomes, foi guitarrista e improvisador da Big Band da UFMG e tocou no VI International Vitoria Jazz Festival.

Venceu os prêmios de melhor canção inédita no Fest Sinhá de MPB Itumbiara/GO; de melhor arranjo no Circuito Paulista de Festivais em Ilha Solteira (SP), conquistou o 4º lugar no X Festival de MPB do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e venceu o I Prêmio Estímulo Altino Pimenta, na categoria música instrumental, oferecido pela Fundação Cultural de Belém.

NICOLAS DE SOUZA BARROS - É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e já se apresentou nos EUA, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá e Uruguai, além de diversos estados brasileiros.

Barros realizou estreias nacionais e mundiais de obras de compositores como Villa-Lobos ("Valse-Choro", em 2007), Ronaldo Miranda ("Concerto para Quatro Violões e Orquestra", com o Brasilian Guitar Quartet e a Sinfônica de Baltimore em 2004), Ricardo Tacuchian (estreia pública de "Corncerto para Violão e Orquestra"), Radamés Gnatalli e Alexandre Eisenberg.

Desde 2004, Nicolas tem se dedicado à pesquisa de novos repertórios e à atuação instrumental do violão de oito cordas, com a primeira afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão de seis cordas.