Pesquisas comCUCA

sábado, 7 de março de 2009

Conferência Livre demais

Polêmica na abertuda da 1° Conferência Livre de Cultura de Campina Grande

Com o tema “Atitude Cultural”, teve inicio na tarde de ontem (6) no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEPB, antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, a 1° Conferência Livre de Cultura de Campina Grande, organizada pelo Movimento Artístico Cultural de Campina Grande (MARCO).
Esteve presente no evento o vereador do PSL Cassiano, que participou da mesa de abertura e disse querer ouvir da classe artística para saber as necessidades que a cidade tem em política cultural.
“Estou aqui mais como um ouvinte, muito mais para aprender para escutar vocês e saber quais os anseios que Campina tem em cultura. No meu entender particular eu já tenho alguns pleitos para fazer em forma de vereador, por isso vim aqui, por entender que a cultura em Campina é sempre tão esquecida e escanteada”, afirmou Cassiano.
A abertura da conferência foi marcada por grande polêmica e critica de alguns participantes a organização do evento. Segundo o músico Toninho Borbo a polemica gerada foi desnecessária e equivocada, pois o que vale mesmo é discutir cultura.
“O evento está sendo válido, pois o que vale é reunir pessoas e discutir cultura. Não está sendo uma conferência, não teve uma organização de conferência, mas o que está sendo discutido aqui é muito proveitoso, as pessoas não entendem isso”, afirmou Toninho.
Ainda segundo Borbo o artista campinense, precisa se politizar mais, e criar uma cultura de se reunir não apenas para produzir artisticamente, mas para debater política cultural.
“Alguns artistas precisam vivenciar mais esses momentos de discussão, deixar de pensar que artista só tem que se reunir para produzir artisticamente”, concluiu.
A programação do evento terá continuidade nesse sábado (7), a partir das 14 horas, com os grupos de trabalho sobre os seguintes temas: ‘Comunicação e Cultura’, ‘Economia da Cultura’ e ‘Fomentação às Artes’ entre outros.

Fotos da Conferência