Pesquisas comCUCA

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vamos caminhar sobre as águas do Açude Velho?

    Atravessar o Açude Velho sobre as águas parece uma ideia impossível? No período de 13 a 20 de maio o cartão postal de Campina Grande receberá uma passarela de 150 metros feita com mais de 8 mil garrafas pet. A população poderá ‘caminhar’ sobre as águas do açude e reviver o mito de Roldão Mangueira, liderança da seita ‘Borboletas Azuis’, que tentou fazer a mesma travessia, no final da década de 70.

    A ação parece inusitada? Não para o artista plástico Jarrier Alves, natural da cidade de Brasília e atualmente morador da Capital, João Pessoa. Segundo ele, a ação é resultado de um projeto que tem apoio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, recebendo financiamento do Governo Estadual.

   A travessia ocorrerá partindo do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURAL E ARTE (CUCA), onde a ponte está sendo montada desde a semana passada. Segundo o artista, o projeto tem cunho ecológico e busca chamar a atenção da população e autoridades para a importância da revitalização do Açude Velho. “É uma intervenção de arte contemporânea.  A proposta é homenagear Roldão Mangueira e o movimento messiânico Borboletas Azuis. O projeto convida a cidade a pensar ecologicamente, porque toda a estrutura será feita com material retirado do lixo. As pessoas também usarão coletes, feitos de isopor reciclado, que é para mostrar esse cunho ecológico”, disse o artista.

   Corpo de Bombeiros fará segurança - Todas as atividades receberão apoio do Corpo de Bombeiros do município, que disponibilizará duas viaturas aquáticas (uma lancha e um bote), além de um efetivo de 20 homens. “O projeto já possui o aval do CREA, e nós daremos o apoio as atividades com coletes salva vidas, além de um carro de atendimento e resgate na parte exterior”, explicou o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fábio Santos.

fonte: http://www.grandecampina.com.br/2012/04/intervencao-artistica-caminhar-sobre-as.html