Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mesa-redonda sobre Roteiro e Dramaturgia no lançamento da Revista Olhar Cultural

“A cultura em todos os sentidos” esse é o slogan da Revista Olhar Cultural, que será lançada nesta quinta-feira (19) às 18hs no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na ocasião será realizada uma mesa redonda com o tema: “Roteiro e Dramaturgia: cinema, documentário e teatro”, formados pelos professores Nathan Cirino (cinema), Eliane Lisboa (teatro) e Matheus Andrade (documentário), que irão debater sobre as semelhanças e as diferenças entre roteiro cinematográfico e dramaturgia teatral.

O projeto Olhar Cultural foi elaborado em 2006, pelos estudantes de Comunicação Marcos Moraes e Jocélio Oliveira, e consistia em um programa de rádio, um site e uma revista. O programa de rádio foi ao ar durante um ano na Lagar FM, que fica no bairro das Malvinas, o site se tornou um blog, que saiu do ar mais deu origem a outros blogs sobre cultura. Em 2008 a idéia da revista foi executada como trabalho para uma disciplina do curso de jornalismo, mas devido a problemas financeiros não pode ser impressa.

Final de Semana ao Som de Baque Virado


O som grave das alfaias, e os agudos dos abes, agogôs e caixa do Maracatu, deram o tom do último final de semana no Centro Universitário de Cultura e Arte  - CUCA, durante a oficina de percussão promovida pelo grupo Maracagrante em parceria com CUCA e FUNART e que foi ministrada pelo professor  Sandro Rodrigues  de Olinda.
 A oficina contou com cerca de vinte e cinco pessoas, algumas iniciantes e outras que já fazem parte do Maracagrande. Segundo o organizador do grupo Thiago Tarta “ a oficina teve um ótimo resultado, servindo para atrair mais pessoas para o grupo, como também aprimorar a técnica dos mais antigos”.
 O grupo pretende fazer mais atividades (oficinas, apresentações, etc) no CUCA e em outros locais da cidade, fortalecendo assim o movimento cultural em Campina Grande. Thiago aproveitou a ocasião para agradecer em nome de todo o grupo aos participantes, ao oficineiro Sandro Rodrigues e ao CUCA pelo apoio ao projeto.
            Sandro Rodrigues afirmou que a oficina teve um resultado satisfatório e destacou que ficou muito feliz em conhecer o CUCA.
“Essa é a sexta vez que ministro oficina aqui em Campina Grande, sempre ouvir falar do CUCA e estou muito feliz de conhecer e ministrar uma oficina nesse espaço”, afirmou.
            Quem quiser conhecer mais sobre o Nação Maracagrande é só entrar em contato pelo email: maracatumaracagrande@gmail.com,  pelo tel:88181178 ou pode comparecer aos ensaios que ocorrem no CUCA às sextas (19:30) e aos domingos (17:00).

Por Luan Costa