Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Terra e Sangue: Homenagem do CUCA - CG a Augusto Boal

Apresentação de Teatro do Oprimido homenageia Augusto Boal e denuncia violência contra Sem Terras na Paraíba.

O grupo de Teatro do Oprimido “Teatrar-te”, o CUCA-CG (através do programa "RODA A REDE") multiplicadores e praticantes de T.O em Campina Grande promoveram nessa sexta feira 15/05 uma homenagem a Augusto Boal, teatrólogo que desenvolveu as técnicas do Teatro do Oprimido, falecido no último dia primeiro de maio. A homenagem aconteceu na Praça da Bandeira com a encenação de uma peça de Teatro Jornal, modalidade de T.O que busca encenar os fatos como são narrados pela mídia para mostrar as contradições entre o acontecido mesmo e a versão mostrada nos jornais,

A peça encenada no evento, chamada “Terra e Sangue”, denunciou uma agressão a 60 famílias de trabalhadores rurais sem terra ligados ao MST ocorrida na madrugada do último dia primeiro de maio, dia dos trabalhadores, na fazenda Cabeça de Boi, localizada nas proximidades da cidade de Pocinhos. Os trabalhadores realizavam a ocupação da fazenda, que está em processo de desapropriação pelo governo federal, quando a policia militar e capangas armados chegaram atirando contra os as famílias, e tocando fogo contra carracos e, em um veículo que estava a disposição do movimento. Sete trabalhadores( foram presos, torturados e tiveram seus corpos embebidos com querosene sob a ameaça de serem queimados.Dois ainda se encontram detidos no Presídio do Monte Santo.

Com a proposta os praticantes de Teatro do Oprimido pretendem denunciar a violência sofrida pelos trabalhadores e mostrar as pessoas que o discurso da mídia é tendencioso, pois atende a interesses particulares.

Ao desenvolver as técnicas do T.O, Augusto Boal pretendia criar um instrumento de discussão da realidade por meio do teatro, o teatrólogo dizia que “todos podem praticar teatro do oprimido, inclusive os atores”, desenvolvendo assim um teatro popular que serve como meio de comunicação para os oprimidos.


Viva o Teatro do Oprimido!

Boal vive!

Veja imagens: