Pesquisas comCUCA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Exposição Palavras Compartilhadas chega a Campina


Uma exposição montada a partir da poética entre a escrita e a imagem. É assim a exposição itinerante “Palavras Compartilhadas”, da artista carioca Rosana Ricalde. A mostra, que faz parte do projeto ArteSESC, será aberta amanhã (30), às 19h, no SESC Centro Campina Grande. Na ocasião será oferecido um coquetel para os visitantes e convidados. A entrada é franca.
Em sua obra, Rosana abusa das palavras, numa reconstrução que trafega da forma literária para a forma visual. Ao utilizar textos teóricos e poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos. O trabalho tem influência das vanguardas da arte conceitual e dos movimentos artísticos do século XX, como o dadaísmo, a poesia concreta e o surrealismo.
A mostra apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual. Reunidos sob as séries intituladas Contrapoemas, Auto-Retratos, Provérbios, O tempo muda tudo, Mar Egeu/Mar Vermelho, Globo e os Manifestos. São 21 trabalhos com inspiração em textos de livros.
O projeto ArteSESC nasceu em 1981 e realiza, numa parceria com os departamentos regionais do SESC, mostras itinerantes de artes visuais em todo o país, favorecendo sua difusão para diferentes públicos. O compromisso é apresentar, discutir, produzir e dialogar com os diversos contextos da produção artística brasileira. Em 2007, o projeto recebeu um selo de qualidade do Ministério da Cultura, o que fez aumentar sua responsabilidade.
Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas no setor de cultura do SESC Centro, na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, ou pelo telefone 3341 - 5800.



Rosana Ricalde

Atuante desde 1994 em exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, a artista realiza seu trabalho através de materiais de diversas texturas e efeitos para suporte de sua escritura, como o globo, a fita rotuladora e a areia, escolhidos de forma minuciosa. Rosana Ricalde é graduada em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.