Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 8 de março de 2013

COMUNICADO PÚBLICO



Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA CAMPINA GRANDE)

COMUNICADO PÚBLICO

A nova REITORIA da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) se colocou a disposição para discutir e resolver questões referentes à GESTÃO e REFORMA DO PRÉDIO CUCA (as margens do Açude Velho).
 Tornamos público a discussão, pois estão sendo debatidas propostas de transformação no Espaço. 

A proposta da reitoria é construir outro prédio no local, para abrigar a PROEX (PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO) e a entidade CUCA.
Acreditamos que DERRUBAR o prédio para construir outro não é tão simples assim, por isso se faz necessário uma conversa mais ampla com toda sociedade.

O debate é sobre a própria história daquele prédio que guarda uma rica memória coletiva, desde os tempos áureos do antigo Clube dos Estudantes Universitários (CEU) até os dias atuais. Sempre nos surpreendemos quando surgem depoimentos de atividades e festas que se realizaram no prédio e que foram uma alternativa para muitas bandas independentes da cidade, além de sempre ter aberto as portas para grupos artísticos consagrados, local, nacional e até internacionalmente.

Outra questão que se evidencia é a possível perda da autonomia histórica dos estudantes e artistas perante o PRÉDIO.

Nesse sentido convidamos a comunidade campinense, o movimento estudantil, os diversos setores da produção artístico-cultural e aqueles que se sensibilizam com a realidade, para debater e se posicionar sobre o tema.

Em abril, no CUCA, ocorrerá abertamente o ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE, onde estarão reunidos estudantes, artistas, professores, educadores, diretores de centro, DCE UFCG e o próprio reitor. 

Além da mostra artística, serão debatidas e decididas ações sobre:
I – Reforma ou Reconstrução do prédio?
II – Gestão compartilhada
III – Atuação e Programas de Extensão da UFCG

Campina Grande, Paraíba, MARÇO/2013