Pesquisas comCUCA

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Diversidade Cultural em Sousa - PB


O Seminário da Diversidade Cultural, realizado pelo Ministéiro da Cultura (MinC), finalmente chegará à Paraíba nos próximos sexta-feira e sábado, dias 7 e 8. O Sertão paraibano já está à espera do evento que acontece em mesas-redondas na cidade de Sousa. O público alvo são os gestores públicos e privados de toda a região, incluindo cidades do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

As discussões terão como ementas a gênese, histórico de negociações, conceitos, objetivos e princípios diretores da Convenção da Diversidade Cultural e atualidades das negociações no Comitê Intergovernamental. Outra temática é como as políticas públicas de cultura no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção, cujos artigos 5, 6, 7 e 8 tratam dos direitos e obrigações dos países que a integram, tais como as medidas que eles devem tomar para a promoção e para a proteção das suas expressões culturais.

O evento vai discutir também a importância da diversidade cultural nas políticas de desenvolvimento sustentável (artigos 13 e 14 da Convenção) e como a educação e a sociedade civil podem participar da implementação da Convenção, conforme os artigos 10 (Educação e Conscientização Pública) e 11 (Participação da Sociedade Civil) da Convenção.

Os próximos Seminários serão realizados nas regiões Norte (Boa Vista, Roraima), Sul (Curitiba) e no Centro-Oeste, tendo como parceiras as Secretarias estaduais e municipais de cultura. Além do apoio da representação regional no Nordeste do MinC, o encontro terá como parceiros o Observatório da Diversidade Cultural e o Banco do Nordeste, que vai acolher o seminário no Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa.

Contaremos também com o apoio da Subsecretaria de Cultura da Paraíba, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC, a Fundação Municipal de Cultura de Sousa e a Fundação Casa de Cultura José Américo.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, manhã

8h – 9h: Credenciamento e Café de Boas-Vindas
8h30 - 9h: Grupo de Xaxado Pisada do Sertão, da cidade Poço de José de Moura (praça Tozinho Gadelha, ao lado do CCBNB)
9h – 9h10: Aboiador Zé Paulino, da cidade de Sousa (anfiteatro do Centro Cultural)
9h10: Abertura
Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural – Américo Córdula
Subsecretário de Cultura da Paraíba – Flávio Tavares
Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa – Ivan Rosendo
Gerente de Cultura do Banco do Nordeste – Henilton Menezes
10h: Mesa 1 – A Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais
Ementa: Gênese, histórico de negociações, conceitos, objetivos e princípios diretores da Convenção da Diversidade Cultural, atualidades das negociações no Comitê Intergovernamental.
Palestrante: Giselle Dupin – Coordenadora da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e membro da Delegação brasileira no Comitê Intergovernamental da Convenção


Sexta, à tarde

14h30: Mesa 2 – Proteger e Promover a Diversidade Cultural
Ementa: Artigos 5, 6, 7 e 8 da Convenção, que tratam dos direitos e obrigações dos países que integram a Convenção, tais como as medidas que eles devem tomar para a promoção e para a proteção das expressões culturais. Como as políticas públicas de cultura no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção.
Palestrantes: Américo Córdula (secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura); Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará); Marcos André Rodrigues Carvalho (coordenador de Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro); Carmem Lélis (Gerente de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura de Recife). Relatora: Giuliana Kauark (UFBA)
21h – Show ‘Violas de Bronze’, com Siba e Roberto Corrêa (anfiteatro do Centro Cultural)

Sábado, manhã

8h30 – 9h: Banda Cabaçal do Zé Pretinho, da cidade de Tavares – PB (cortejo dentro do Centro Cultural, levando o público para o anfiteatro)
9h: Mesa 3 – Diversidade Cultural e Desenvolvimento
Ementa: Artigos 13 e 14, sobre a importância da diversidade cultural nas políticas de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentável.
Palestrantes: Manoel Salustiano Filho (Associação Piaba de Ouro); Paulo André Pires (Porto Musical de Recife); Vincent Carelli (Vídeo nas Aldeias), Isabel Cristina Martins Guillen (UFPE). Relatora: Carmem Paula Vasconcelos Menezes (Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza)

Sábado, à tarde

14h: Mesa 4 – Diversidade Cultural e Sociedade Civil
Ementa: Artigos 10 (Educação e Conscientização Pública) e 11 (Participação da Sociedade Civil). Como a educação e a sociedade civil podem participar da implementação da Convenção.
Palestrantes: José Márcio Barros (Observatório da Diversidade Cultural); Durval Albuquerque (UFRN); Daniel Munduruku (Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual); Hélio de Souza Filho (Representante da Fundação Casa Grande, PE). Relator: Eduardo Pordeus (UFPB).
18h30 – 19h: Grupo Caboclinhos, da cidade de Pedras de Fogo - PB (Praça Tozinho Gadelha, ao lado do CCBNB)
20h30: Grupo de Hip Hop “Relatores”, da cidade de Juazeiro do Norte (anfiteatro do Centro Cultural)

Fonte: De acordo com e Jornal da Paraíba