Pesquisas comCUCA

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cabruêra grava novo álbum em Recife


No estúdio Fábrica, no bairro da Várzea, em Recife, dez pessoas, entre técnicos e músicos, trabalham na gravação do mais novo disco da banda Cabruêra, Visagem. Serão 12 músicas inéditas. A previsão é de que o CD, que tem patrocínio da Petrobras, esteja à disposição dos fãs e do público até o final do ano. Algumas músicas já foram testadas em show.

“Vamos fazer um show no próximo dia 25, em Campina Grande, e no dia 26, em João Pessoa, e já iremos mostrar mais canções”, adianta Arthur Pessoa, líder e único integrante da primeira formação do grupo, que já conta com dez anos de estrada. Quem gostou do som pesado que vem se consolidando desde a última formação, que além de Artur Pessoa reúne Pablo Ramirez, Léo Marinho e Edy Gonzaga, vai ter um tempero a mais neste som, pelo fato de que a produção do disco vem assinada por João Parahyba, percussionista do Trio Mocotó.

“Há algumas apropriações de músicas de domínio público, que foram redimensionadas. Além do fato de que 50% do trabalho é com música instrumental”, explica Arthur. Em Visagem, a Cabruêra aproveitará um tema utilizado na trilha do filme Utopia e Barbárie, feita pelos paraibanos para o longa dirigido pelo cineasta Sílvio Tendler.

O disco será disponibilizado gratuitamente para download no site Overmundo, do sociólogo Hermano Vianna. “Isso já estava no projeto original (aprovado pela Petrobras)”, conta Arthur. Por enquanto, não há nada disponível na internet, nem na página da banda, nem no My Space.

O título do CD é o mesmo de uma mostra de fotografias realizada por Augusto Pessoa, irmão de Arthur Pessoa. “Tem uma ligação muito direta com a imagem, desde as capas dos discos. Nosso som tem isso mesmo, essa pegada imagética”. O disco ainda não está completamente fechado e a Cabruêra cogita a participação de alguns convidados.

“Temos algumas faixas em que haverá a presença de metais, da mesma forma como fizemos em Sons da Paraíba. Ainda não fechamos os convites, estamos negociando com alguns músicos”, revelou Arthur. A Cabruêra fará ainda, pelo projeto com a Petrobras, um seminário cuja programação terá palestras sobre música independente.

Coletânea reúne paraibanos para exportação

Enquanto trabalha com o disco, Arthur Pessoa também comemora outro projeto com a música paraibana. Trata-se de Brazil More Than Samba: Sounds From Paraíba (‘Brasil Mais que Samba: Sons da Paraíba’), disco com produção do vocalista da Cabruêra que reúne músicas de 20 artistas paraibanos, como Totonho, Jaguaribe Carne, Chico Correa e Eletronic Band, Escurinho, Cabruêra, Biliu de Campina e outros. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), do Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Sebrae.

A proposta, explica Arthur, é de divulgar a música paraibana nas principais feiras de música do mundo, possibilitando oportunidades de negócios entre os artistas locais e os profissionais do universo musical do exterior, como produtores de festivais, publicações e gravadoras. “Dessa maneira, o disco Brazil More Than Samba se transformará numa plataforma inédita para exportação e circulação da música paraibana”, avalia.

O projeto compreende também a produção de material de divulgação, como adesivos, cards e cartazes. O CD, que vem acompanhado de um release em inglês, disponibiliza fotos e os contatos de todos os artistas.

Fonte: Jornal da Paraíba