Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Anunciado novo Subsecretário Estadual de Cultura

Foi anunciado ontem o nome do novo subsecretário estadual de Cultura: é o jornalista e professor universitário David Fernandes. Ele aceitou o convite feito pelo governador José Maranhão e pelo secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, em uma reunião ontem.

“Gostei muito da ideia e do desafio”, conta ele. “Temos algumas diretrizes, mas vou discutir com a área para traçar um planejamento estratégico para a cultura no Estado”.

Fernandes afirma que tem que esperar a publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado e que o cerimonial marque sua posse. Ele atualmente coordena o Laboratório de Turismo da UFPB. Foi diretor do Polo Multimídia da universidade entre 2004 e 2009 e, antes, foi diretor da Editora Universitária por 12 anos.

Fonte: Jornal da Paraíba

Campina Grande recebe capacitação sobre edital Microprojetos Mais Cultura

Prefeitos, gestores culturais, produtores e artistas do semiárido paraibano participam nesta sexta-feira, 04 de setembro, da oficina de capacitação do Edital Microprojetos Mais Cultura, que acontece no município de Campina Grande, no Teatro Rosil Cavalcanti do Centro Cultural Lourdes Ramalho, a partir das 8h.

A iniciativa objetiva esclarecer sobre o edital, que prevê o financiamento não reembolsável de Microprojetos Mais Cultura na região do semiárido brasileiro e tem como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. O Microprojetos Mais Cultura é a primeira ação do Ministério da Cultura direcionada ao financiamento de projetos culturais voltados a jovens entre 17 e 29 anos do semiárido.

Para a Paraíba, será destinado R$ 1,8 milhão para financiar projetos nos 170 municípios do estado localizados no semiárido. A ação do Programa Mais Cultura, do MinC, é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba.

A capacitação será coordenada por José Maurício, assessor da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Na oportunidade, também serão realizados debates sobre as ações do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, assim como sobre o Sistema Nacional de Cultura e sobre a importância da realização das Conferências Municipais de Cultura. Estão confirmadas as presenças de Alice Monteiro, presidente do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri Paraibano e Valquíria Farias, Gerente de Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Microprojetos Mais Cultura

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões em cerca de 1.200 municípios dos 11 estados que integram a região do semiárido - Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Edital - Podem participar do Edital Microprojetos Mais Cultura pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

Fonte: Assessoria

Da Paraíba para o mundo


Coletânea inédita vai levar a música de 20 artistas locais para diversos países da Europa neste mês


A música paraibana está prestes a romper as fronteiras e ingressar definitivamente no mercado internacional. Ao menos é o que planeja a coletânea Brazil more than samba: sounds from Paraíba (Brasil mais que samba: sons da Paraíba), que será lançada ainda este mês. O projeto de autoria do campinense Arthur Pessoa, vocalista e instrumentista da banda Cabruêra, reúne músicas de 20 artistas paraibanos que vem se destacando no cenário artístico, a exemplo do Aerotrio, Brazilian Trombone Ensemble, Totonho, Jaguaribe Carne, Chico Correa, Escurinho, Cabruêra, Burro Morto, Biliu de Campina,Toninho Borbo, entre outros. Brazil more than samba é patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), do governo do estado, com o apoio do Sebrae/PB.

Conforme Arthur, o projeto tem como cerne a divulgação da música do estado, nas principais feiras de música do mundo, possibilitando oportunidades de negócios diretamente entre os artistas locais e os profissionais do universo musical do exterior, à medida em que fomenta um elo entre produtoresde festivais, jornalistas, publicações, selos e gravadoras. "Dessa maneira, o disco Brazil more than samba se transformará numa plataforma inédita para exportação e circulação da música paraibana", explicou.

O título do projeto, segundo explicou Pessoa, faz referência ao samba devido à fama do estilo no exterior, mas enfoca justamente que a música brasileira vai muito além desses gêneros. "Geralmente, quando se fala em música brasileira, os estrangeiros só remetem ao samba e a bossa nova. O CD será uma forma de revelar que possuímos uma gama de outros estilos que são poucos conhecidos lá fora", justificou.

Assim, a coletânea é permeada pelo ecletismo, passeando pelo rock, jazz, reggae, instrumental, forró, MPB, regional, experimental e world music. Pessoa contou que, inicialmente, o compacto será divulgado de modo gratuito na Womex, feira que acontece em Copenhague, na Dinamarca, em outubro. Depois, será levado para a Midem (The World Music Market), em Cannes, na França; e para concluir será propagado na Popkomm, a mais importante feira de música e entretenimento do mundo, sediada em Berlim, na Alemanha.

Riqueza

Um dos fundadores da Cabruêra, Arthur já participou de inúmeras feiras semelhantes e foi a partir disso, que sentiu a necessidade de elaborar um produto distinto, que exibisse parte do rico universo musical paraibano, fazendo-o chegar até o mercado de outras paragens. "O talento de Campina Grande e de toda a Paraíba segue, assim, uma tendência moderna do partilhamento da arte, posto que diversas outras localidades já tiveram atitudes similares. Há o Music From Pernambuco, por exemplo, um trabalho em conjunto da produtora Astronave e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico daquele estado", detalhou.

A intenção de Arthur é dar continuidade ao projeto e lançar a segunda coletânea, a Brazil more than samba 2, reunindo outros 20 artistas que não ingressaram na primeira edição. O projeto compreende também a produção de um amplo material de divulgação, como adesivos, cards e cartazes. O compacto, quevem acompanhado de um release em inglês, disponibiliza fotos e os contatos de todos os artistas.

Conheça os artistas

- Totonho

- Brazilian Trombone Ensemble

- Jaguaribe Carne

- Chico Correa e Eletronic Band

- Tocaia

- Escurinho

- Burro Morto

- Cabruêra

- Biliu de Campina

- Toninho Borbo

- Aerotrio

- Cabeça Chata

- Eleonora Falcone

- Emboscada

- Gunjah

- Unidade Móvel

- Sstar 61

- La Gambiaja

- Zé Viola & Progressive Band

- Vates e Violas

Feiras europeias

(Cannes - França)

A Midem (The Worlds Music Market) é a maior feira de música do mundo, com milhares de profissionais de mais de 90 países e 350 jornalistas. A última edição registrou o recorde de participação de empresas brasileiras. Ao todo, 25 companhias marcaram presença no estande do projeto Música do Brasil - iniciativa da BM&A e da Apex-Brasil - dentro do Palais des Festivals. Lá, elas puderam encontrar e fazer negócios com cerca de 10 mil profissionais da indústria da música de mais de 90 países. www.midem.com

(Copenhagem - Dinamarca)

A Womex (sigla para World Music Expo) é um dos principais ambientes internacionais de negociações entre festivais, casas de espetáculo, produtores e artistas dos cinco continentes, com a participação de mais de 1,8 mil agentes de 1050 empresas de 80 países, 174 estandes com 250 exibidores, 40 show cases de artistas e participação de 200 membros da imprensa mundial. www.womex.com

(Berlim - Alemanha)

A Popkomm (Feira de Música Pop e Entretenimento) é atualmente umadas feiras mais importantes de música do mundo. Com mais de 15 mil participantes de 57 países, conta com um grande festival com mais de 300 bandas. A Popkomm pretende ser um foro de comunicação para os artistas e a indústria da música mundial. Suas atenções dirigem-se principalmente à mídia especializada e à indústria fonográfica. www.popkomm.com


Fonte: Diário da Borborema