Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Campina Grande recebe capacitação sobre edital Microprojetos Mais Cultura

Prefeitos, gestores culturais, produtores e artistas do semiárido paraibano participam nesta sexta-feira, 04 de setembro, da oficina de capacitação do Edital Microprojetos Mais Cultura, que acontece no município de Campina Grande, no Teatro Rosil Cavalcanti do Centro Cultural Lourdes Ramalho, a partir das 8h.

A iniciativa objetiva esclarecer sobre o edital, que prevê o financiamento não reembolsável de Microprojetos Mais Cultura na região do semiárido brasileiro e tem como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. O Microprojetos Mais Cultura é a primeira ação do Ministério da Cultura direcionada ao financiamento de projetos culturais voltados a jovens entre 17 e 29 anos do semiárido.

Para a Paraíba, será destinado R$ 1,8 milhão para financiar projetos nos 170 municípios do estado localizados no semiárido. A ação do Programa Mais Cultura, do MinC, é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba.

A capacitação será coordenada por José Maurício, assessor da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Na oportunidade, também serão realizados debates sobre as ações do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, assim como sobre o Sistema Nacional de Cultura e sobre a importância da realização das Conferências Municipais de Cultura. Estão confirmadas as presenças de Alice Monteiro, presidente do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri Paraibano e Valquíria Farias, Gerente de Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Microprojetos Mais Cultura

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões em cerca de 1.200 municípios dos 11 estados que integram a região do semiárido - Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Edital - Podem participar do Edital Microprojetos Mais Cultura pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário