Pesquisas comCUCA

terça-feira, 23 de junho de 2009

“Arraial Vila Nova”: um viva a cultura popular!

O “Arraial Vila Nova” realizado na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB aconteceu nesta sexta-feira, 19 de junho, a partir das 21h. O evento foi uma atividade do projeto “Roda Rede” do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA de Campina Grande e aconteceu em parceria com o Centro Acadêmico Vladimir Herzog – CA de Comunicação, com objetivo de valorizar e difundir a cultura popular nordestina.

Durante a noite se apresentaram Caiana dos Crioulos, grupo quilombola de Alagoa Grande que mantêm a tradição do coco-de-roda e da ciranda; Boi de Rei Estrela do Norte, puxado pelo mestre Pirralinho; Benedito do Rojão, que influenciado por Jackson do Pandeiro, compõe, canta coco, xote e baião, e toca pandeiro com ênfase no estilo Rojão; e Cabruêra que realiza uma mistura musical influenciado pelo folclore nordestino.

Segundo Benedito do Rojão, a terceira atração da noite, foi um prazer tocar ao lado de personalidades da cultura popular como Caiana dos Crioulos, que relembram as suas influências familiares, já que seus pais tocavam coco-de-roda.

O evento surgiu da necessidade de se valorizar a cultura popular nordestina, que se encontra a margem, mesmo em tempos de São João, um momento onde se comemora os festejos populares, mas que foram em sua maioria massificados, pelo menos no que se chama de “Quartel General” da festa. Por essa razão, como uma forma de resistência cultural o CUCA e o CA de Comunicação Social trouxeram uma alternativa aos amantes da cultura popular nordestina, um espaço onde de fato se encontraram manifestações populares. Um viva a cultura popular!

Roda Rede

O “Roda Rede” é uma parceria com o Instituto CUCA da UNE, o Ministério da Cultura do Governo Federal e o CUCA-CG. O projeto, numa seqüência de atividades, visa promover o acesso da sociedade à cultura popular e tradições folclóricas. Segundo Ítalo Jones, coordenador de cultura do CUCA-CG, o projeto visa fomentar o debate sobre as tradições culturais em meio à sociedade, havendo uma troca de expressões culturais de momentos diferentes da história. Numa perspectiva de promover o encontro entre gerações, principalmente dentro das Universidades. “Demos início ao projeto, porque achamos que seja uma forma de trazer a arte popular para o espaço do saber erudito, que é a universidade. Temos por objetivo fomentar o debate entre o popular e o acadêmico. O projeto é uma forma de democratização da cultura popular”, diz Ítalo Jones.

Dentro do projeto programa-se que, entre os meses de junho, julho e agosto, aconteçam oficinas, debates, palestras, apresentações culturais, entre outras manifestações. O Roda Rede dá um “viva a cultura popular”. É nessa perspectiva, de louvor as manifestações culturais, que a nova diretoria do CUCA-CG começa sua temporada.

Por Samantha Pimentel

Fotos do "Arraial Vila Nova"