Pesquisas comCUCA

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dramaturgo paulista realiza palestra sobre Bertolt Brecht


O dramaturgo e ensaísta paulista Márcio Marciano fundador do Coletivo de Teatro Alfenim, realizará nessa quinta-feira, 26, às 17h no auditório da Faculdade de Administração da UEPB, uma palestra sobre a metodologia teatral do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht.

O evento que será promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG), em parceria com a professora do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Eliane Lisboa, lança oficialmente o projeto Dramaturgia no CUCA, aprovado no edital “Interações Estéticas” do Ministério da Cultura.

A palestra será realizada dentro da programação do II Festival Atos de Teatro Universitário, que acontece de 23 a 26 de novembro no cine teatro do SESC Centro. O Festival é promovido por estudantes do curso de Arte e Mídia da UFCG.

Marcio Maciano


Márcio Marciano possui experiência de dez anos na Companhia do Latão, de São Paulo, da qual foi um dos fundadores. Dando continuidade ao processo de pesquisa para a criação de uma dramaturgia própria sobre assuntos brasileiros, o dramaturgo reuniu três gerações de atores paraibanos para formar o Coletivo de Teatro Alfenim. Formado em 2007 na cidade de João Pessoa o grupo já participou, com o seu primeiro espetáculo Quebra-Quilos, de alguns dos principais Festivais e Mostras de Teatro do Nordeste, como a Mostra SESC de Teatro do Cariri, o Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival do Teatro Nacional de Recife, além de realizar temporadas no Teatro da Caixa Cultural de Brasília e Rio e Janeiro. Em maio de 2009, representou a Paraíba na Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, realizada em São Paulo pela Cooperativa Paulista de Teatro.

Interações estéticas no Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande

Será lançado nessa quinta- feira, 26, às 17h na Faculdade de Administração da UEPB, com uma palestra do dramaturgo paulista Marcio Marciano, o projeto Dramaturgia no CUCA, realizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG) em parceria com a professora do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Eliane Lisboa.

O projeto foi aprovado no edital “Interações Estéticas” do Ministério da Cultura (Minc) e tem duração de três meses, visando a realização de um curso de Dramatização no CUCA, com enfoque na prática teatral dos dramaturgos Bertolt Brecht e Augusto Boal. A metodologia contará com seminários e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem de algumas cenas.

O público alvo do projeto são os núcleos de Teatro do Oprimido (T.O.) da cidade, agentes multiplicadores e estudantes que queiram se aprofundar no estudo das técnicas de dramaturgia dos dois autores (Brecht e Boal).

Eliane Lisboa

A professora Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de artes cênicas da Udesc em Florianópolis e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina, hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.