Pesquisas comCUCA

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Interações estéticas no Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande

Será lançado nessa quinta- feira, 26, às 17h na Faculdade de Administração da UEPB, com uma palestra do dramaturgo paulista Marcio Marciano, o projeto Dramaturgia no CUCA, realizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG) em parceria com a professora do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Eliane Lisboa.

O projeto foi aprovado no edital “Interações Estéticas” do Ministério da Cultura (Minc) e tem duração de três meses, visando a realização de um curso de Dramatização no CUCA, com enfoque na prática teatral dos dramaturgos Bertolt Brecht e Augusto Boal. A metodologia contará com seminários e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem de algumas cenas.

O público alvo do projeto são os núcleos de Teatro do Oprimido (T.O.) da cidade, agentes multiplicadores e estudantes que queiram se aprofundar no estudo das técnicas de dramaturgia dos dois autores (Brecht e Boal).

Eliane Lisboa

A professora Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de artes cênicas da Udesc em Florianópolis e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina, hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário