Pesquisas comCUCA

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ministério da Cultura homenageia mestres da cultura popular

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) promoverá a 5ª oficina de capacitação para participação no Prêmio Culturas Populares 2009, no dia 10 de agosto, em Olímpia, no estado de São Paulo.

A Oficina integra a programação da 45ª edição do tradicional Festival do Folclore de Olímpia, que reúne grupos e artistas de 17 estados brasileiros, e será realizada na Praça das Atividades Folclóricas "Prof. José Sant'Anna" às 9h.

O Prêmio Culturas Populares 2009 foi lançado no dia 15 de julho e receberá inscrições até 28 de agosto. Uma das novidades do edital deste ano é a possibilidade de realizar essa inscrição oralmente. A oficina será ministrada pelo Coordenador-geral de Fomento e da Identidade e da Diversidade Étnica da SID/MinC, Marcelo Manzatti. É gratuita e aberta a todos os interessados.

Homenagem

O Prêmio Culturas Populares, este ano, homenageia a Mestra Dona Izabel Mendes da Cunha, artesã e ceramista de Santana do Araçuaí, em Minas Gerais.

Com 85 anos de idade, Dona Izabel, como é mais conhecida, ficou famosa por ser a criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, onde até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.

O edital irá contemplar 60 mestres e 135 Grupos/Comunidades Formais e Informais envolvidos diretamente com as expressões culturais populares. Cada candidato selecionado será premiado com R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

Clik no título da postagem para abrir o site do MINC.