Pesquisas comCUCA

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Encenando Liberdade



Jovens se reúnem em Campina Grande para participar de curso de multiplicadores do Teatro do Oprimido

Sexta feira (20) inicio do feriado de carnaval alguns jovens vão chegando a sede do Centrac, localizado no bairro da Prata em Campina Grande. O motivo dessa reunião é o inicio do curso de formação de multiplicadores do Teatro do Oprimido “Juventude encenando vida: Instrumento de luta da Juventude empobrecida”, realizado por quatro instituições juvenis de Campina Grande e São José da Mata.
O curso que tem por objetivo formar grupos de Teatro do Oprimido é uma realização da Associação da Juventude para o Resgate da Cultura e da Cidadania – AJURCC;Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA; Pastoral da Juventude de Campina Grande – PJ e Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR. Com um financiamento de quatro mil quinhentos e vinte reais, oriundos de um projeto da Rede de Jovem do Nordeste, o “Juventude encenando vida” está dividido em seis etapas e será encerrado em abril com uma mostra publica das cenas montadas durante o projeto.
Segundo José Maxsuel membro da AJURCC, o TO consegue reunir elementos artísticos com instrumentos de articulação e transformação social, e esse foi um dos motivos que os levaram a realizar um projeto utilizando o Teatro do Oprimido.
“Nós nos apaixonamos pelo TO, pois ele consegue reunir o que há de artístico, com a coisa de ser um instrumento de luta efetivo. Então dessa forma acabamos utilizando a arte como um instrumento de luta para mudar a realidade, conscientizando as pessoas para que percebam as opressões das quais são vitimas diariamente.”Afirmou.
Os participantes do projeto foram escolhidos pelas entidades que formam o núcleo da Borborema ( Campina Grande e Cidades circunvizinhas) sendo em média cinco vagas por entidade o que deu um total de trinta jovens.
A próxima etapa do projeto está previsto para acontecer no primeiro final de semana de março no centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande localizado nas margens do Açude Velho.