Pesquisas comCUCA

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sucesso da IIa. Conferência Municipal de Cultura é unanimidade

A IIa. Conferência Municipal de Cultura de Campina Grande, apesar de pouca ou nenhuma divulgação oficial dada ao evento, acabou se constituindo num momento de grande importância, em função da participação dos artistas, que conseguiram se articular e por conta própria dar uma maior visibilidade ao mesmo.

Um total de 120 credenciados com direito a voz e voto, - e com um número ainda bem maior de participantes que não puderam votar, já que as inscrições para o credenciamento se limitaram ao horário das 8h00 às 9h00 numa plena quarta-feira útil -, garantiram uma série de propostas que estão sendo encaminhadas à Prefeitura Municipal. De fato a Conferência, dada sua legitimidade a nivel inclusive federal, faz com que as propostas surgidas nas discussões e votadas na plenaria tenham que ser cumpridas pelos governantes locais, o que deve determinar importantes mudanças nos rumos da política cultural em Campina Grande.

Uma demanda comum e inconteste de todos os participantes – músicos, teatreiros, artistas plásticos, artesãos, dançarinos e quadrilheiros, entre outros - é a criação de uma Secretaria de Cultura independente das demais secretarias, portanto com orçamento próprio para desenvolvimento de projetos específicos da área. Junto com ela a criação de um verdadeiro Conselho de Cultura, configuração de um Plano de Cultura do Município e retomada em novos moldes do Fundo de Apoio à Cultura.

A necessidade de espaços próprios de trabalho para apresentações, no Centro e nos bairros, políticas de apoio à formação, distribuição e criação artística, foram ponto de pauta. Também a necessidade de repensar os modos de financiamento e apoio aos grandes eventos da cidade como o Maior São João do Mundo e o Festival de Inverno entre outros, foi abordada.

Também o imediato inicio da reforma do Teatro Municipal e a abertura de discussão sobre a recuperação dos Cines S. José e Capitólio, entre outros espaços ociosos e em abandono, disponíveis na cidade para atividades culturais estão entre as propostas elaboradas pelos artistas presentes.

Os relatores dos grupos formados para as discussões ao longo do dia comprometeram-se em reunir-se para dar uma formatação final a todas as propostas levantadas, que espera-se seja em breve divulgada de forma ampla em toda a imprensa. Aliás, outra demanda dos participantes foi a constituição de formas efetivas de divulgação de todos as atividades culturais da cidade e um maior entrelaçamento dos agentes culturais com a própria Prefeitura, através de um site especifico da cultura onde se tenha acessos a todas as informações referentes à área no município.

Finalmente, formou-se uma comissão com representantes das diversas áreas das artes e um representante da área cultural da administração municipal, para um prazo de 90 dias elaborar um projeto de Lei relativo à constituição de um Conselho de Cultura do município que deverá ser encaminhado então pelo Prefeito Municipal para aprovação junto à Câmara de Vereadores.

Esses são apenas alguns dos pontos levantados pelos participantes, que em unanimidade destacam a importância do evento, e sua vontade de continuar a discutir e a desenvolver uma ação de maior integração, através da constituição de um fórum da cultura, como forma de contribuir com o poder publico na constituição d ema efetiva política cultural democrática, abarcando todos os setores culturais de forma igualitária e também oferecendo a todos os bairros da cidade, a possibilidade de acesso às atividades e ações culturais que tem se encontrado com exclusividade no centro da Cidade.

Em continuidade à Conferência Municipal, em novembro próximo acontece a Conferência Estadual de Cultural, que será sediada também na Cidade de Campina Grande, e para a qual foram escolhidos, nesta última quarta feira, os seis nomes e os de seis suplentes, que deverão representar a comunidade local no Encontro.

Está de parabéns a comunidade dos artistas e agentes de cultura de Campina Grande, que souberam desenvolver um trabalho em harmonia e buscando o melhor para toda a cidade, está de parabéns o poder público municipal na pessoa do Sr. Alexandre Tan e toda sua equipe que de maneira democrática coordenaram o evento, criando as condições para que os participantes pudessem se manifestar livremente e definir as metas da cultura na cidade, e está de parabéns o governo federal que através de sua política Nacional de Cultura com a implantação do Sistema Nacional de Cultura tem provocado e possibilitado que uma verdadeira virada cultural aconteça em todo o país.

Por Eliane Lisboa