Pesquisas comCUCA

sábado, 16 de janeiro de 2010

MAAC deve ser inaugurado em maio

Com estrutura moderna projetada pelos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa, o novo prédio do Museu de Arte Assis Chateaubriand de Campina Grande (MAAC) está sendo construído na Avenida Otacílio Nepomuceno, s/n, esquina com a Rua João Lélis, no bairro do Catolé. A obra está com a parte arquitetônica e de engenharia em fase de conclusão. A próxima etapa do projeto será o acabamento e paisagismo. A previsão, segundo o diretor Hipólito Lucena, é que o museu seja entregue em maio deste ano.

Enquanto a obra não fica pronta, o acervo do museu doado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand ao então reitor da Fundação Universidade Regional do Nordeste (Furne), Edvaldo de Souza do Ó, em 1967, permanece guardado na galeria de artes da Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, na Avenida Floriano Peixoto.

Contemplar os quadros é entrar no mundo de importantes artistas do país. O acervo é um dos mais ricos do estado. O acervo museológico doado por Assis Chateaubriand é composto, atualmente, por 474 obras de arte. A coleção abrange obras que vão do Academismo Neoclássico Brasileiro ao processo modernizador, passando pelo abstracionismo, completado por representação da neovanguarda, incluindo também a arte primitiva.

No acervo há obras de artistas como Anita Malfatti, Portinari, Pedro Américo, Foujita, Eliseu Visconti, Frans Krajcberg, Antônio Dias, Juan Genovês, Djanira e tantos outros talentos brasileiros e estrangeiros, que nos últimos 30 anos contribuem para tornar a Paraíba um importante referencial das artes plásticas nacional.

Nos últimos meses, a Furne e a UEPB passaram a disputar a guarda do acervo. Os quadros doados pelo jornalista passaram muito tempo expostos no prédio do museu no Parque Evaldo Cruz, mas, por determinação da Justiça, há cerca de dois anos foram transferidos para a galeria de artes da Furne.

Fonte: Diário da Borborema