Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grupo de Dança Caetés é atração no Arraiá do SESC


Nesta quinta-feira, 25 de junho, aconteceu o penúltimo dia do “1° Arraiá do SESC – Resgatando a Cultura no Maior São João do Mundo”, que se realizou no SESC Centro Campina Grande a partir das 19h. A principal atração da noite foi o grupo de dança Caetés, que apresentou o espetáculo “Paraibuco”, mostrando danças tradicionais dos dois estados nordestinos, Paraíba e Pernambuco.

O espetáculo apresentou diversos ritmos, entre eles o forró, o maracatu, o frevo, o xaxado e o caboclinho. Segundo a coordenadora do grupo, Rosilene Gorgonho, o objetivo do espetáculo é revelar a proximidade cultural que existe entre os dois estados nordestinos. “Sabemos que são dois estados que estão muito unidos culturalmente, e buscamos mostrar ao nosso público essa junção entre Paraíba e Pernambuco”, ressaltou Rosilene.

Ainda de acordo com Rosilene, a preparação do espetáculo começou com uma pesquisa das manifestações culturais comuns aos dois estados, em seguida se fez a montagem de coreografias e o estudo dos figurinos, em correspondência com tema escolhido. “O número de danças varia de acordo com o espetáculo, mas geralmente apresentamos em torno de 15 a 20 danças, que são escolhidas de acordo com o tema do espetáculo”, informou.

Ainda durante o penúltimo dia do 1º Arraiá do SESC se apresentaram quadrilhas juninas e um trio de forró pé-de-serra, além da presença descontraída da atriz Fátima Ribeiro, com a sua personagem “Nêga Maluca”, que fez o público cair na dança.

Caetés

O grupo de dança Caetés surgiu quando Rosilene Gorgonho fundou um grupo escolar no Colégio 11 de Outubro, estabelecimento no qual ensinava em Campina Grande, sendo inicialmente um projeto muito simples. Porém aos poucos o grupo foi crescendo, participando de alguns eventos em Campina Grande e em outras cidades paraibanas, e começou a se destacar. A partir de então surgiu a necessidade do grupo se desvincular da escola a qual pertencia, tornando-se independente.

Com relação a escolha do nome, Caetés, Rosilene afirma que esta foi uma sugestão de seu marido, Flauber Gorgonho, que a auxilia nos trabalhos do grupo. “Caetés significa ‘Mata Virgem’, e como o grupo sempre foi formado por jovens e adolescentes, o nome tem tudo a ver com nossa formação”, explica.

A fundação do grupo Caetés aconteceu em 19991, para uma festa de conclusão de curso do Colégio 11 de Outubro e irá completar 18 anos no final de 2009.

Por Samantha Pimentel e Marcos Moraes

Cultura e Solidariedade no 3° Arraial Social da Casa da Familia de Nova Brasilia



A Casa da Família de Nova Brasília, em parceria com o programa Projoven Adolescente da prefeitura municipal, Clubes de Mães e outros equipamentos sociais da Zona Leste da cidade, realizou nessa quinta- feira (25) a 3° edição do “Arraial Social Saudável”. O evento é uma maneira de descentralizar os festejos juninos, trazendo-o para dentro das comunidades, proporcionando lazer e entretenimento a todos que por algum motivo não podem ir até o Parque do Povo.

Para o Secretário de Assistência Social de Campina Grande, Robson Dutra, eventos como esse fortalecem não só os bairros onde são realizados, mas também proporcionam uma maior visibilidade ao São João de Campina.

“Eventos dessa natureza que proporcionam uma descentralização do São João de Campina Grande, representam um fortalecimento dos bairros, a continuidade da tradição junina e permitem uma maior proximidade da população com o Maior São João do Mundo, uma vez que é o evento que chega até a população e não a população que vai até o evento”, afirmou o secretário.

Para a coordenadora da Casa da Família Márcia Cabral, o evento que cresce a cada ano tem um papel importante na educação cultural dos jovens dos bairros da Zona Leste da cidade, pois permite a eles um maior envolvimento com atividades culturais.

“Eventos como esse tem um papel de incentivar o contato dos jovens com atividades culturais, nós temos essa preocupação, pois acreditamos que é através da criança, do jovem que podemos transformar uma sociedade, mas para isso é preciso educação e incentivo”, disse Márcia.

A casa da Família fica localizada no bairro de Nova Brasília e funciona de segunda a sexta- feira com cursos, a componhamentos a família. Com uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos,a casa também tem atividades com gestantes, jovens e idosos.
Maiores informações ligar para 33106027

Por Marcos Moraes

Mais fotos