Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Da Paraíba para o mundo


Coletânea inédita vai levar a música de 20 artistas locais para diversos países da Europa neste mês


A música paraibana está prestes a romper as fronteiras e ingressar definitivamente no mercado internacional. Ao menos é o que planeja a coletânea Brazil more than samba: sounds from Paraíba (Brasil mais que samba: sons da Paraíba), que será lançada ainda este mês. O projeto de autoria do campinense Arthur Pessoa, vocalista e instrumentista da banda Cabruêra, reúne músicas de 20 artistas paraibanos que vem se destacando no cenário artístico, a exemplo do Aerotrio, Brazilian Trombone Ensemble, Totonho, Jaguaribe Carne, Chico Correa, Escurinho, Cabruêra, Burro Morto, Biliu de Campina,Toninho Borbo, entre outros. Brazil more than samba é patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), do governo do estado, com o apoio do Sebrae/PB.

Conforme Arthur, o projeto tem como cerne a divulgação da música do estado, nas principais feiras de música do mundo, possibilitando oportunidades de negócios diretamente entre os artistas locais e os profissionais do universo musical do exterior, à medida em que fomenta um elo entre produtoresde festivais, jornalistas, publicações, selos e gravadoras. "Dessa maneira, o disco Brazil more than samba se transformará numa plataforma inédita para exportação e circulação da música paraibana", explicou.

O título do projeto, segundo explicou Pessoa, faz referência ao samba devido à fama do estilo no exterior, mas enfoca justamente que a música brasileira vai muito além desses gêneros. "Geralmente, quando se fala em música brasileira, os estrangeiros só remetem ao samba e a bossa nova. O CD será uma forma de revelar que possuímos uma gama de outros estilos que são poucos conhecidos lá fora", justificou.

Assim, a coletânea é permeada pelo ecletismo, passeando pelo rock, jazz, reggae, instrumental, forró, MPB, regional, experimental e world music. Pessoa contou que, inicialmente, o compacto será divulgado de modo gratuito na Womex, feira que acontece em Copenhague, na Dinamarca, em outubro. Depois, será levado para a Midem (The World Music Market), em Cannes, na França; e para concluir será propagado na Popkomm, a mais importante feira de música e entretenimento do mundo, sediada em Berlim, na Alemanha.

Riqueza

Um dos fundadores da Cabruêra, Arthur já participou de inúmeras feiras semelhantes e foi a partir disso, que sentiu a necessidade de elaborar um produto distinto, que exibisse parte do rico universo musical paraibano, fazendo-o chegar até o mercado de outras paragens. "O talento de Campina Grande e de toda a Paraíba segue, assim, uma tendência moderna do partilhamento da arte, posto que diversas outras localidades já tiveram atitudes similares. Há o Music From Pernambuco, por exemplo, um trabalho em conjunto da produtora Astronave e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico daquele estado", detalhou.

A intenção de Arthur é dar continuidade ao projeto e lançar a segunda coletânea, a Brazil more than samba 2, reunindo outros 20 artistas que não ingressaram na primeira edição. O projeto compreende também a produção de um amplo material de divulgação, como adesivos, cards e cartazes. O compacto, quevem acompanhado de um release em inglês, disponibiliza fotos e os contatos de todos os artistas.

Conheça os artistas

- Totonho

- Brazilian Trombone Ensemble

- Jaguaribe Carne

- Chico Correa e Eletronic Band

- Tocaia

- Escurinho

- Burro Morto

- Cabruêra

- Biliu de Campina

- Toninho Borbo

- Aerotrio

- Cabeça Chata

- Eleonora Falcone

- Emboscada

- Gunjah

- Unidade Móvel

- Sstar 61

- La Gambiaja

- Zé Viola & Progressive Band

- Vates e Violas

Feiras europeias

(Cannes - França)

A Midem (The Worlds Music Market) é a maior feira de música do mundo, com milhares de profissionais de mais de 90 países e 350 jornalistas. A última edição registrou o recorde de participação de empresas brasileiras. Ao todo, 25 companhias marcaram presença no estande do projeto Música do Brasil - iniciativa da BM&A e da Apex-Brasil - dentro do Palais des Festivals. Lá, elas puderam encontrar e fazer negócios com cerca de 10 mil profissionais da indústria da música de mais de 90 países. www.midem.com

(Copenhagem - Dinamarca)

A Womex (sigla para World Music Expo) é um dos principais ambientes internacionais de negociações entre festivais, casas de espetáculo, produtores e artistas dos cinco continentes, com a participação de mais de 1,8 mil agentes de 1050 empresas de 80 países, 174 estandes com 250 exibidores, 40 show cases de artistas e participação de 200 membros da imprensa mundial. www.womex.com

(Berlim - Alemanha)

A Popkomm (Feira de Música Pop e Entretenimento) é atualmente umadas feiras mais importantes de música do mundo. Com mais de 15 mil participantes de 57 países, conta com um grande festival com mais de 300 bandas. A Popkomm pretende ser um foro de comunicação para os artistas e a indústria da música mundial. Suas atenções dirigem-se principalmente à mídia especializada e à indústria fonográfica. www.popkomm.com


Fonte: Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário