Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pinduca traz o carimbó a João Pessoa


O Brasil optou pela República há 120 anos. Mesmo assim, a Monarquia continuou, até hoje, no gosto popular. Pense em um país para ter rei! A música, cuja coroa máxima pertence a Roberto Carlos, também dispensa títulos de igual realeza para Luiz Gonzaga, rei do Baião, e para Pinduca, o rei do Carimbó.

Este último integrante da família real da música brasileira estará se apresentando hoje no Estação Nordeste, evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope). Oportunidade rara de assistir a uma apresentação do velho Pinduca. É que o cantor, aos 72 anos e com mais de 50 de carreira, anunciou que vai se aposentar.

A programação terá início a partir das 20h30, com um cortejo formado por representantes das tribos ‘Tupinambá’, do Mestre Carboreto, oriunda de Mandacaru; ‘Tupy Guanabara’, da cidade de Santa Rita, comandada pelo Mestre Manoel Adelino; ‘Papo Amarelo’, de Cruz das Armas, sob o comando de Mestre Genildo; ‘Ubirajara’, também do bairro de Cruz das Armas, organizada pelo Mestre Zé Teixeira, e Pele Vermelha, do Cristo Redentor, que tem à frente a Mestra Dona Inácia. A noite será animada, ainda, com um toque todo especial, o pífano de dona Zabé da Loca. Será um encontro de dois regionais. O forró com o carimbó.

Apresentações de realezas da música não costumam fugir muito do script. Assim, Pinduca vai revisitar sucessos de sua carreira e cantará “Carimbó do Macaco”, “O rico e o Pobre” e “Carimbó no Mato”, além de muito balanço e roupas coloridas, marcas registradas nas suas apresentações.

Com seus adereços típicos, um som dançante e letras que remetem muito à natureza, as paisagens e à culinária do Norte, ele também tem a marca das divertidas canções de duplo sentido que encontra em nosso forró tradicional uma linhagem comum, a exemplo de sucessos de expressões paraibanas como João Gonçalves (“Pescaria em Boqueirão”) e Genival Lacerda (“Raidinho de Pilha”, “Severina Xique Xique”).

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário