Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Para preservar o Festival de Inverno de Campina

A fim de celebrar os 35 anos do evento, uma ala do Teatro Severino Cabral será destinada ao acervo das peças

Completando 35 anos de existência em 2010, o Festival de Inverno de Campina Grande vai ganhar um presente especial. O festival que, segundo a sua idealizadora Eneia Agra Maracajá, se constitui uma grande "travessia", terá um museu próprio. A criação do Museu do Festival de Inverno foi anunciado recentemente, pelo secretário de Educação e Cultura do Município, Flávio Romero. O secretário contou que já apresentou a proposta a própria Eneida Agra e ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo. A minuta do projeto será encaminhada para a Procuradoria Jurídica do Município e, posteriormente, seguirá para apreciação na Câmara de Vereadores.

O museu, conforme antecipou Flávio Romero, vai funcionar em uma das salas do Teatro Municipal Severino Cabral, que está passando por ampla reforma. Segundo ele, quando abrir as suas portas, o teatro terá um espaço especial para guardar todo acervo de um dos maiores festivais de invernos do país. "É inegável a importância cultural do Festivalde Inverno. Por isso vamos adequar uma das salas do Teatro Municipal para abrigar o Museu do Festival", contou o secretário.

Transbordando de felicidade, Eneida disse que este será o maior presente que o festival ganhará no ano em que completa os 20 anos. "Foi uma notícia que nos deixou felizes", revelou. O museu terá um rico acervo composto com peças que retratam os 35 anos do festival, bem como as duas décadas do Bloco da Saudade. São fotos, estandartes, roupas e outras peças que retratam os grandes espetáculos teatrais, as inesquecíveis mostras de danças e os shows realizados no festival em mais de três décadas de existência. Muitas das peças que irão compor o acervo do museu estão expostas em uma das galerias do Museu Histórico de Campina Grande.

Eneida Agra destacou que a edição do 35º ano do Festival de Inverno será especial. O projeto já está pronto. A ativista lembrou que nenhum estado do país tem um festival com tanta longividade. O segredo, segundo ela, são as atividades realizadas pelo festival durante o ano, a exemplo do Circo da Cultura e o projeto Cultura no Presídio, que será reaberto este ano.

Ao longo de 35 anos, grandes companhias de teatro e dança, e artistas de renome nacional já se apresentaram no Festival de Inverno de Campina Grande. Muitas das apresentações foram documentadas e farão parte do museu a ser aberto este ano. "Temos um material muito rico para expor", disse Eneida.

Fonte: Diário da Borborema

12 comentários:

  1. por favor estou precisando do telefone da organização do festival de inverno de campina grande.Podem me enviar.midiamix@midiamix.art.br

    ResponderExcluir
  2. A sociedade campinense anseia por cultura, e é imprescindivel que esse evento seja apreciado e valorizado; esperamos ansiosos pelo sucesso do festival e pedimos que as autoridades deem a atenção necessária para aqueles que realizam esse espetáculo!

    ResponderExcluir
  3. queremos um festival digno da cultura campinense, com suas caracteristicas de povo cheio de força de vontade pra fazer acontecer esse festival tão precioso a nossa cidade!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de saber a programação do festival deste ano! Divulgam muito próximo da execução. Já participei de vária edições do evento e julgo ser riquissimo para o nosso calendário cultural.

    ResponderExcluir
  5. Cade informação gente... FI-já!

    Abraço a todos!

    Wait..................

    ResponderExcluir
  6. oi Gostaria muito de saber a programação e a data do festival, ja tinha visto falar outros anos mas nesse gostaria de estar presente, se puderem podem me passar tefone o email da organização agardesço desde já, sou uma jovem publicitaria e poderia ajudar na divulgação.
    olliveira1986@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. É impressionante o descaso e a falta de política cultural da prefeitura, o investimento é mínimo quando se fala em cultura!!!
    Mas é exorbitante quando se fala em festas depreciativas e que causam mortes, tragédias, entre outros.

    são as coisas que só nosso prefeito explica!!!

    ResponderExcluir
  8. Uni-vos em prol da cultura. É muito fácil meter o pau, em prefeitura, coordenação do evento coisa e tal. Creio que se todo o pessoal, envolvido ou não diretamente com o evento se movimentassem e motivassem, com certeza o festival seria outro, portanto parem de criticar e façam algo, e rápido. Pois assim se fez o encontro para a nova consciência.

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando saber onde compra ingresso p/ as apresentações no Garden. meu email é: ggabrieladuda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se claudia saboya esta envolvida com este festival estou querendo fazer presença desde que ela não eteja ,pois passei por um constrangimento muito grande com ela.obrigado abraço

    ResponderExcluir