Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Até dia 29, programação do Cine São José homenageia “Nova Onda” francesa

Os responsáveis pelo Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, estão realizando uma mostra especial no Cine São José, em homenagem aos 50 anos da Nouvelle Vague. A atração de hoje é o clássico “Acossado” (À bout de souffle), do conhecido diretor Jean-Luc Godard. A sessão terá início às 16 horas, nas dependências do Cine, bairro São José, Campina Grande.



O São José foi um importante cine-teatro de Campina Grande e estava desativado há décadas. Porém, há cerca de um mês, o espaço foi ocupado por estudantes da Instituição e outros artistas da cidade que buscam a reativação do prédio como um local de produção cultural. “Diversas atividades vêm sendo realizadas no Cine São José e o Cineclube Machado Bitencourt apóia esta causa”, afirmou um dos integrantes da iniciativa, o aluno do curso de Comunicação da UEPB, Sandro Mangueira.

A Nouvelle Vague (“nova onda”, em francês) foi um movimento artístico inserido no período contestatório próprio dos anos 1960, na França. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras do cinema mais comercial. Os cineastas mais conhecidos deste movimento são Jean-Luc Godard, François Truffaut, Alain Resnais, Jacques Rivette, Claude Chabrol e Eric Rohmer. Uma curiosidade é que anteriormente, grande parte destes cineastas trabalhava como críticos de cinema na famosa revista francesa Cahiers du Cinéma.

Confira abaixo a programação da mostra especial Nouvelle Vague, que acontece no Cine São José,
às 16h:

22/06 – Acossado (1960, Direção: Jean-Luc Godard)
24/06 – Os Incompreendidos (1959, Direção: François Truffaut)
29/06 – O Demônio das Onze Horas (1965, Direção: Jean-Luc Godard)

Fonte: UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário