Pesquisas comCUCA

domingo, 25 de abril de 2010

Campina Grande desponta para o teatro

O gosto pelos palcos vem ganhando adeptos ainda muito jovens e as peças têm atraído um bom público

Campina Grande está despontando para o teatro. São vários os projetos de Artes Cênicas que são oferecidos por instituições na cidade, provocando a curiosidade e disponibilizando meios para que a sociedade, independente de situação econômica, participe assistindo espetáculos ou até mesmo fazendo parte de um grupo de atores.

O gosto pelo teatro também vem ganhando adeptos ainda muito jovens. São crianças que estão tendo a oportunidade de aprender e conhecer formas diferentes de comunicação, através da arte e do lúdico.

"O teatro possibilita que qualquer um possa desenvolver sua criatividade e aprender uma linguagem diferente, mais sensível e crítica", disse o coordenador de Cultura do Sesc, Álvaro Fernandes. Além de atrair pessoas para a arte, as apresentações de peças também têm chamado a atenção de grandes públicos. É o gosto pelo teatro invadindo todas as camadas da sociedade, enriquecendo a cultura local.

Segundo ele, uma das preocupações do Sesc com a realização dos diversos projetos culturais que oferece, é atrair as camadas mais populares da cidade, com o intuito de desenvolver um pensamento crítico. Um destes projetos, e que começou a ser apresentado na última semana, a VII Mostra SESC Curumim de Teatro Infantil - Aldeia Palco Giratório, conta com a participação de inúmeras crianças e adultos, que estão assistindo peças teatrais infantis, a exemplo do Espetáculo Allem Circo, realizado ontem.

Conforme Álvaro, outros projetos também são realizados pelo Sesc, como a Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua. "Nosso intuito é democratizar a cultura através do teatro. Atualmente a única instituição privada quem vem oferecendo um trabalho voltado para o teatro infantil é o Sesc. E o trabalho vai além das amostras, as crianças também podem participar através de oficinas, que tem todo um lado lúdico e pedagógico. Somente através de oportunidades como estas é que meninos e meninas poderão formar um público crítico no futuro", disse o coordenador.

Parcerias: Universidades em cena

Instituições de educação superior também oferecem projetos voltados para o "mundo mágico" do teatro, oferecendo espetáculos fictícios ou que tragam a realidade da cidade. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) cursos de teatro são oferecidos semestralmente e terminam por culminar em espetáculos extremamente criativos. Segundo o diretor do Núcleo de Teatro da universidade, Saulo Queiroz, este semestre será apresentada a comédia "O Doente Imaginário", e que será encenada por estudantes que participaram do curso de extensão.

"Os jovens, principalmente entre 16 e 20 anos de idade, estão procurando muito participar destes cursos em Campina Grande. O principal objetivo deles é se desinibir, utilizando as técnicas do teatro. Então, mesmo que o cidadão não venha a ser um futuro artista, ele pode utilizar a arte para viver melhor", explicou Saulo. Um dos projetos realizados pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Eliane Lisbôa, em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA–CG) foi o espetáculo "Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu" (foto), que retratou um pouco da história do bairro do Pedregal, assim como o cotidiano dos seus moradores. O espetáculo foi repercutido em toda a cidade e se apresentou inicialmente para a comunidade do mesmo bairro, que inclusive contribuiu para a montagem das cenas.

Teatro Municipal aposta na volta dos projetos

A grande expectativa é pela finalização da reforma do Teatro Municipal Severino Cabral, que segundo sua coordenadora Alana Fernandes, deverá estar pronto no segundo semestre deste ano. "Com a reforma pronta poderemos trazer de volta projetos importantes como o Festival Estudantil, que não foi realizado no ano passado", informou. Segundo a coordenadora, o projeto é direcionado para a comunidade estudantil, e visa despertar o interesse dos jovens para a arte. Outros projetos já estão em planejamento, como a comemoração do aniversário do teatro, hoje com 70 anos de história, e que acontecerá no dia 30 de novembro.

O espetáculo montado pela própria organização do teatro, "Fogo-Fátuo", premiado em 2008, será encenado novamente no teatro da cidade. Outro evento importante e que é aguardado pela população campinense, a Semana da Cultura Popular, e que acontece em agosto, também deverá ser executada após a finalização da reforma do maior patrimônio cultural da cidade. "O teatro em Campina Grande ainda abrange um grupo seleto de pessoas e que sente falta de mais espetáculos culturais. As artes cênicas ainda enfrenta o poder de outros meios de entretenimento e comunicação, mais conhecidos dos jovens da cidade", disse Alana.

Fonte: Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário