Pesquisas comCUCA

sábado, 24 de abril de 2010

Artistas e produtores culturais debatem a situação cultural de Campina Grande

A situação Cultural das Cidades de Campina Grande e João Pessoa foram comparadas em um debate, que aconteceu na última quinta-feira, 22, no Centro de Cultura e Arte da UEPB, antigo Museu de Artes Assis Chateubriand. O evento foi realizado pela Guaiamum Produções.


Com o tema: Políticas e Produções Culturais, o evento contou com a participação de vários artistas e produtores culturais da cidade de Campina Grande. Participaram da mesa os representantes da Fundação de Cultura de João Pessoa- FUNJOPE, Milton Dornelas e Chico César, o Ex-prefeito de João Pessoa e pré- candidato ao governo do estado Ricardo Coutinho, o ex-governador Cássio Cunha Lima. Representando Campina Estavam presentes à mesa o membro da Associação de Autores e Produtores de Campina Grande, Hipólito Lucena e o Professor Andrade, Presidente da ADUEPB.

Para iniciar o debate, foi traçado por Hipólito Lucena um panorama cultural de Campina Grande. De acordo com Hipólito, mesmo com a falta de políticas públicas para a cultura, a cidade vem produzindo muito e se destacando até em festivais Internacionais.


Para o ex- prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, para o crescimento de uma cidade é necessário a circulação das artes e a valorização dos artistas. “Não existe democracia sem democratização da cultura. Precisamos além de fazer escoar a produção circular dinheiro, para que os artistas possam viver de sua arte”, afirmou o pré-candidato.

De acordo com o presidente da FUNJJOPE, o cantor Chico César, para que a situação cultural de Campina Grande seja diferente não é necessário nenhum milagre. Para ele o que se faz necessário um trabalho coletivo entre o poder público e a classe artística.

“É necessário criar atividades estruturantes, criar espaços onde artistas e gestores públicos possam dialogar e construir juntos. Quando se quer fazer algo não é necessário nenhuma iluminação. Basta um trabalho coletivo”, afirmou Chico.

Por Marcos Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário