Pesquisas comCUCA

quinta-feira, 11 de março de 2010

GRUPO DE LEITURAS DRAMÁTICAS PREPARA PEÇA DE DIAS GOMES


Foram retomadas, neste mês de março, as atividades do Projeto de Leituras Dramáticas, uma ação extensionista do Curso de Arte e Mídia da UFCG, envolvendo alunos e professores de diferentes cursos desta Universidade.



O Projeto de Leituras Dramáticas implica numa atividade interna, de estudo e preparação das leituras, e numa atividade externa com a apresentação das leituras para o público. O seu principal objetivo é divulgar bons textos com a apresentação de suas leituras em todos os locais onde haja pessoas interessadas: na própria UFCG - nos seus distintos Campi -, nos campi da UEPB, nos diferentes bairros da cidade - nas sedes das SABs, em escolas, salões paroquiais, entre outros - e mesmo em outras cidades e em eventos teatrais ou literários.



A Leitura Dramática permite ao público acompanhar um texto teatral como se estivesse assistindo a sua montagem, ainda que ele só esteja ouvindo a leitura. São as falas dos personagens, com a devida intenção e emoção dada pelos intérpretes, assim como a leitura das rubricas (as informações básicas em torno da situação dramática construída) que oferecem ao público todos os elementos necessários para a compreensão da peça.

A prática da Leitura pública também possibilita aos atores desenvolver o exercício da interpretação teatral, a partir do estudo aprofundado dos personagens que integram as peças. Trata-se, portanto, de um exercício teatral apurado, que dá aos atores o aperfeiçoamento e a preparação necessárias, e quase tão exigente como o que demanda uma verdadeira encenação teatral.

Por outro lado, o Projeto de Leituras Dramáticas é uma forma simples e valiosa de divulgação de bons textos e bons autores para o grande público. Neste sentido, o Grupo está optando, num primeiro momento, por um trabalho de descoberta e divulgação de textos de autores brasileiros, e procurando divulgar uma dramaturgia que tenha alguma relação com a realidade de nossa região.

Assim, a primeira Leitura deste ano, que espera-se seja apresentada ao público já no próximo mês de abril, será a da peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes, que trata de fato ocorrido na Paraíba, com a perseguição e o julgamento pela “Santa” Inquisição, da jovem Branca Dias.

O propósito do Grupo de Leituras Dramáticas é a constituição de um repertório importante de peças teatrais, que ofereça ao Grupo a disponibilidade de intervir com seu trabalho em diferentes eventos a partir dos temas abordados por cada um dos textos. Assim, a Leitura Dramática apresentada no final do ano passado, dentro do Festival Atos de Teatro - O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertold Brecht -, deverá também ser reapresentada este ano.

O grupo

O Grupo de Leituras Dramáticas atualmente é composto por Altiéres Estevam da Silva, Darllan Neves, Julliane Pereira, Mikaelle Barbosa Fernandes, Paulo Felix dos Santos, Ramon Zeferino, Raphael R. da Silva Rios, Thiago Lemuel A. Bizer e Washington Silva de Farias, sob a coordenação da diretora de teatro e responsável pelas disciplinas de teatro do Curso de Arte e Mídia da UFCG, Eliane Lisbôa. Mas as atividades do Grupo estão abertas a toda a comunidade, acadêmica ou não. Os interessados em participar da preparação e apresentação das Leituras Dramáticas devem procurar a Secretaria do Curso de Arte e Mídia, tel. 3310.1219/1218, ou comparecer diretamente no local dos ensaios, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 16h, no Auditório do DCE (em cima do Restaurante Universitário), Campus I da UFCG.

Maiores informações também podem ser obtidas no tel. 3333.4603.

Nenhum comentário:

Postar um comentário