Pesquisas comCUCA

sábado, 6 de novembro de 2010

Espetáculo teatral de Campina Grande vai se apresentar em Recife dentro do Circuito Interações da Funarte

                                  
Fruto de um projeto desenvolvido no CUCA-CG, o espatéculo conta os amores, as lutas e conquistas do povo da periferia
Na próxima terça-feira, dia 9 de novembro, dentro do Circuito Interações Estéticas da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), em Recife, se apresenta o espetáculo campinense “Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu”. O trabalho foi resultado de curso de formação teatral ministrado por Eliane Lisbôa, a jovens de Campina Grande e região, através da parceria estabelecida entre a diretora e o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG) com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura.
Inspirado na história da formação do bairro do Pedregal, “Fronteiras” aborda o dia a dia de um bairro de periferia, as difíceis condições em que vivem os seus moradores, e a conquista de seu território, quando resolvem ocupar um terreno abandonado em busca de melhores condições de vida. Como parte do projeto os participantes tiveram uma vivência no bairro, trocando experiências com estudantes da escola Manoel da Costa Cirne e realizando entrevistas com integrantes daquela comunidade.
De maneira poética a peça mostra a vida do povo da periferia, seus amores, suas dores suas festas e suas lutas. As manifestações da cultura popular, como coco de roda, maracatu, bumba-meu-boi e o forró, dão um toque mágico e descontraído às cenas. Nesta apresentação em Recife o espetáculo sofreu algumas modificações que objetivaram dar mais verdade as cenas e fatos retratados.
O espetáculo estreou em Campina Grande no início deste ano, com apresentações no CUCA e no próprio Pedregal. Ao retornar de Recife o grupo deve assumir seu projeto inicial de circular pelos bairros e periferias de Campina Grande e demais espaços da cidade, como uma forma de ampliar a discussão oferecida pelo espetáculo Fronteiras. Pretende-se também fazer apresentações nos diversos espaços das Universidades, já que grande parte dos integrantes do espetáculo, estão vinculados as instituições de ensino superior.

O projeto

O ‘Curso de Teatro – CUCA Campina Grande’ foi aprovado no edital “Interações Estéticas” do Ministério da Cultura (Minc), em parceria com a Fundação Nacional de Arte (FUNARTE). O projeto teve a duração de três meses, através da realização de um curso de Teatro no CUCA, com enfoque no trabalho do ator e nas experiências e teorias teatrais desenvolvidas no século XX, como as práticas teatrais de Bertolt Brecht e Augusto Boal. O projeto como um todo contou com seminários, oficinas e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem do espetáculo Fronteiras: o dia em que o boi enfrentou o papangu. O público alvo do projeto foram os núcleos de Teatro do Oprimido (T.O.) da cidade, ag entes multiplicadores e estudantes que buscam se aprofundar no estudo das técnicas teatrais contemporâneas.

Eliane Lisbôa

Professora e diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França. Defendeu tese de doutorado no IEL da Unicamp, sobre a obra do dramaturgo brasileiro Carlos Alberto Soffredini. Durante cerca de doze anos foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de Artes Cênicas do Centro de Artes da Udesc em Florianópolis, por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina e hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.

Ficha Técnica

Espetáculo: Fronteiras - O dia em que o boi enfrentou o papangu.
Elenco do Fronteiras:
Allan Cleyton Sousa Leite Barros, Aluska Gomes de Macedo, Isabella de Oliveira Araujo, Joani Litiery Santos de Souza, José Marcos Batista de Moraes, José Maxsuel Lourenço Alves, Rafaelly Moreira de Araújo, Samantha Pollyana Messiades Pimentel, Samarone de Moura Sousa, Soraya de Moura Costa, Williams Cabral

Apoio técnico:

Cartaz e Projeções: Joelmir de Oliveira

Percussão e musicalização do grupo: Alcides de Souza Santos

Figurino: Gabriela, Samantha e grupo

Filmagem: Ítalo Jones A. M. Marinho

Direção: Eliane Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário