Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comitê de Solidariedade da UEPB prossegue com as atividades em Palmares (PE)




Nesta quarta-feira as atividades realizadas pelo Comitê de Solidariedade a Vítimas de Catástrofes Naturais prosseguiram em Palmares (PE), com visitas aos abrigos espalhados pelas comunidades carentes, com o objetivo de continuar com os trabalhos de ajuda material e imaterial aos desabrigados.


Segundo depoimento dos voluntários, as condições dos flagelados são de precariedade. Pessoas e animais dividindo o mesmo espaço, existência de dependentes químicos, pessoas com distúrbios mentais, além de pessoas com diversas enfermidades. No entanto, as atividades das equipes têm sido realizadas com sucesso, haja vista a manifestação de aceitação pelos desabrigados.

A Faculdade da Mata Sul (FAMASUL) cedeu suas dependências, que tem funcionado como base de apoio abrigando a comitiva da UEPB além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Polícia Militar e representante do Ministério do Desenvolvimento Social.

Durante o percurso das equipes multidisciplinares aos abrigos, o que se tem visto é um cenário de imensa destruição: pontes caídas; árvores arrancadas pela raiz; caminhões capotados, além de muita lama e destroços. De acordo com moradores, a falta de água é constante, e quando chegam às torneiras é inapropriada para o consumo.

 A catástrofe não produziu somente lama e o mau cheiro. O caos e problemas diversos como desemprego, saques, trauma e desespero na população, geraram a necessidade não apenas de comida e roupas, mas de orientação e apoio humanitário.

Veja abaixo algumas fotos de Palmares (PE):




Texto: Alan Dourado
Imagens: Herbert Andrade e comitê.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário