Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A vez dos curumins no teatro

Inscrições para as oficinas de artes cênicas já foram iniciadas no SESC


Única no estado da Paraíba para a formação e socialização das crianças no teatro, a VII Mostra SESC Curumim de Teatro Infantil, um evento realizado pelo SESC Paraíba em parceria com o Departamento Nacional da instituição, abriu ontem as inscrições para as oficinas voltadas ao público. A Mostra tem o intuito de fomentar o gosto pelas artes cênicas. De acordo com o coordenador de Cultura, Álvaro Fernandes, as incrições podem ser feitas através da doação de dois quilos de alimento não perecíveis. Além das oficinas, também serão realizados espetáculos teatrais, exposições e exibições de filmes, no Cine Teatro do Sesc e Palácio das Artes.

As atividades se iniciarão à partir das 8h, e a população poderá se increver nos períodos da manhã e tarde, no Sesc Centro, até a próxima segunda-feira, em uma das três oficinas oferecidas. "Nós estamos dando prioridade às crianças que estudam nas escolas públicas de Campina Grande, mas qualquer pessoa poderá participar", informou. Serão vinte vagas para cada oficina, e todas serão inciadas das 8h às 12h e das 14h às 18h. No dia 20 deste mês, será ministrada pelo grupo Tato Criação Cênica a oficina "Em Busca de uma Dramaturgia Física" (no Teatro de Animação Corporal).

O grupo se utiliza de uma linguagem de animação corporal, com o objetivo de preparar o corpo e a mente do ator com técnicas corporais. No dia 21, o grupo Voar Teatro de Bonecos irá ministrar a "Oficina de Composição e Animação de Personagens com Material Reciclado". Esta oficina, segundo Álvaro, já foi agendada previamente com escolas públicas da cidade. Com ênfase na iniciação ao teatro de bonecos, ela tem o objetivo de explorar possibilidades de composição e animação de personagens à partir de materiais recicláveis.

Já no dia 25 de abril, haverá a "Oficina de Teatro de Animação" (Manipulação). Ministrado pela Cia. Mevitevendo, este trabalho pretende, através de práticas e reflexões sobre a animação e por meio de exercícios de experimentação, provocar no inanimado as infinitas possibilidades de expressão e criação poética. Álvaro informou que o intuito do projeto, que foi iniciado há sete anos, é democratizar o acesso as artes cênicas, "especialmente de crianças que não possuem tanto acesso e que precisam ter mais oportunidades culturais", disse o coordenador.

Fonte: Diário da Borborema
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário