Pesquisas comCUCA

sábado, 10 de abril de 2010

Em cena: Boi enfrenta Papangu

Numa luta histórica, dois personagens da cultura popular se enfrentam neste domingo, ao som do maracatu

Dois personagens da cultura popular se enfrentam, o boi e o papangu, o embate acontece nas fronteiras das desigualdades sociais, e se desenrola ao som do maracatu. O combate acontece no domingo, 11, as 18h na SAB do bairro do pedregal.

O combate é fruto do projeto Curso de Teatro – CUCA Campina Grande, promovido pelo CUCA, em parceria com a professora da UFCG, Eliane Lisbôa, e financiado pelo Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação Nacional de Arte (FUNARTE).

O espetáculo foi inspirado na realidade social e na história do bairro do Pedregal, na vida do povo da periferia, seus amores, suas dores, suas festas e suas lutas.

O enredo conta a história de um grupo de pessoas comuns de um bairro pobre, que não agüentando mais as condições em que vivem, se organizam para ocupar um terreno abandonado. Depois do terreno ocupado vem os problemas com os poderosos e o inevitável confronto com a polícia.

A tudo isso são acrescentadas manifestações da cultura popular, como coco de roda, maracatu, bumba-meu-boi e o forró, que dão um toque mágico e descontraído às cenas.

“Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu” coloca em cena a fraqueza e a coragem, o medo e a força dos homens e mulheres simples.

O projeto

O projeto teve a duração de três meses, visando à realização de um curso de Teatro no CUCA, com enfoque no trabalho do ator e nas experiências e teorias teatrais desenvolvidas no século XX, como as práticas dos pensadores Bertolt Brecht e Augusto Boal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário