Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 26 de março de 2010

Gestores de Cultura da Paraíba Participam da Teia Brasil 2010 em Fortaleza, no Ceará



Representantes dos pontos de memória de todo o país se reunem, de 26 a 28 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – (IACC), em Fortaleza – CE , para participar da Teia da Memória 2010. O encontro integra o evento Teia-Brasil - Tambores digitais, promovido pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Ceará e o IACC, para o qual estão previstos representantes dos 2.500 pontos de cultura.

A Subsecretaria Executiva de Cultura do Estado, na pessoa de David Fernandes organizou uma caravana com trinta e nove gestores de Pontos de Cultura. A Teia da Memória pretende ser um espaço para os pontos de memória, conjuntamente, debater sobre o tema memória social, apresentar e definir estratégias de ação e trocar idéias e experiências culturais.

Na programação estão previstas mesa-redonda sobre o tema O poder transformador da memória, com o diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DPMUS/Ibram), Mário Chagas, e o presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e representante do Museu da Maré, Antônio Carlos; Roda da Memória - atividade com metodologia aplicada pelo Museu da Pessoa; apresentação do projeto pela coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, Marcelle Pereira; Teia das ações - momento em que será discutido o inventário participativo a ser desenvolvido pelos pontos de memória, com participação do antropólogo Oswaldo Martins de Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e do coordenador de Patrimônio Museológico do DPMUS/Ibram, Cícero de Almeida.

Durante o evento, também está prevista uma mobilização museal inusitada, o Museu do Cortejo, no qual os representantes dos pontos de memória vão apresentar objetos representativos do trabalho desenvolvido para a memória da comunidade.

Pontos de Memória - O Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, no âmbito das ações da Política Nacional de Museus e dos Programas Mais Cultura e Cultura Viva – da Secretaria da Cidadania Cultura – SCC/MinC, em parceria com o Ministério da Justiça, está apoiando em 12 capitais brasileiras ( Belém - PA, Belo Horizonte - BH, Brasília - DF, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Maceió- AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Salvador – BA e Vitória – ES) o desenvolvimento do Projeto Pontos de Memória, que visa a valorização de iniciativas de grupos comunitários que desenvolvem trabalho no campo da memória social.

Da Subsecretaria de Cultura e Ascom do MinC

Um comentário:

  1. Olá colega, boa tarde.

    Gostaria de enviar um convite/informativo do edital Rumos Literatura do Itaú Cultural.

    Trata-se de um programa nacional de incentivo a produção e crítica literária, inteiramente gratuito, que já está com o período de inscrições em aberto.

    Para tanto, peço que me passe um e-mail de contato através do renato@comunicacaodirigida.com.br.

    Grato.

    ResponderExcluir