Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Uma Correspondência artistica


III Arte Postal será realizado em João Pessoa

As produções dos arteiros com suas obras em Arte Postal poderão ficar expostas à apreciação do público na terceira edição do Arte Postal SESC-PB, que acontece entre os dias 19 de maio e cinco de junho na Área de Lazer do SESC Centro, em João Pessoa, tendo como tema “Ano Cultural da França no Brasil”. A data de envio da obra termina no dia 11 de maio e pode ser remetida pelos Correios ou pessoalmente no setor de cultura da entidade comerciaria. O evento integra as atividades do Festival de Artes Visuais da Paraíba numa parceria com a Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associarte-PB) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), oferecendo, também, uma oficina “Teoria e Prática da Arte Postal”, no dia 26 de maio, com o professor Unhadeijara Lisboa.
Para participar da exposição, o artista, profissional ou não, brasileiro ou estrangeiro deve enviar apresentar um trabalho inédito de sua autoria, com técnicas livres no tamanho padrão de 10 cm x 15 cm, estando em perfeitas condições para serem expostos, não esquecendo de colocar dentro do envelope nome completo e nome artístico, número de telefone para contato e endereço eletrônico visando atualização do cadastro na área de artes plásticas do setor de cultura do SESC. As despesas de envio dos trabalhos ocorrerão por conta dos artistas. E após o término da exposição, os postais farão parte ao acervo do SESC–PB, sendo que no ato de envio do trabalho fica confirmada a inscrição e a plena concordância com dos dispositivos do regulamento. Todos os artistas participantes receberão um certificado de participação, ficando, em nenhuma hipótese, a entidade organizadora responsável por quaisquer danos ocorridos com os trabalhos enviados.
As inscrições para oficina serão realizadas no setor de cultura do SESC Centro João Pessoa, e o material da oficina ficando por conta do aluno, como tesoura, cola bastão, fotocópia, lápis hidrocor, fotografias, revistas, tintas e pincéis. As inscrições são gratuitas.

Arte Postal
Arte Postal é uma tendência artística originada e formalmente estabelecida em 1968 por Ray Johnson e sua Escola de Arte por Correspondência. O movimento consiste em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios para a veiculação.Um meio livre, onde todo tipo de imagens, ícones, pinturas, desenhos, carimbos, adesivos, envelopes, colagens ou composições são permitidos. É praticada por artistas, pintores, desenhistas, ilustradores, arquitetos, poetas, escritores – enfim, pessoas de todas as (ativ)idades.
Esta arte tem encurtado as distâncias entre povos e países, proporcionando exposições e intercâmbios com grande facilidade, onde não há julgamentos nem premiações dos trabalhos, diferentemente dos salões e bienais. Na Arte Postal, a arte retoma funções como a informação, o protesto e a denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário