Pesquisas comCUCA

sexta-feira, 23 de março de 2012

CINE SÃO JOSÉ

     Na manhã desta sexta-feira (23), a secretária de Cultura do Município de Campina Grande ao passar de frente ao CINE SÃO JOSÉ e se deparar com a construção de um muro de tijolos e o fechamento das janelas do prédio também com tijolos, parou o carro e desceu para conversar com os pedreiros que estavam realizando a obra. Um deles, que não quis se identificar, respondeu que tudo estava sendo feito com ordens da Universidade.
    Prontamente, sem entender a ação que supostamente estaria sendo feita a mando da Universidade, a secretária de Cultura do município, Eneida Maracajá ligou para a reitora da UEPB, Marlene Alves e perguntou por que ela teria dado a ordem.
   Marlene Alves se surpreendeu com o questionamento e disse que não estava sabendo do que se tratava e ao ser comunicada por Eneida de que seria dela a autoria da obra, imediatamente comunicou o fato a imprensa. "Não estou entendendo o que o Governo do Estado está querendo com tudo isso. É a política do se colar, colou?!", ironizou.

    A reitora foi até a Central de Polícia solicitar uma guarnição para que pudesse acompanhá-la até o Cine São José para que as dúvidas sobre o emparedamento do imóvel fossem dirimidas. Chegando lá, o engenheiro responsável pela obra explicou que havia recebido ordens da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN).
   Sobre a informação a respeito de que a ordem para o emparedamento teria partido da reitora da UEPB, Marlene Alves, o superintendente da Suplan, Orlando Soares disse que não tinha conhecimento do fato. Ele explicou apenas que a pedido da Secretaria de Cultura do Estado, havia determinado que o Cine São José fosse interditado até que fosse liberada as obras para a sua reforma. “Tomamos uma medida preventiva para evitar que o local fosse invadido e depredado por vândalos e também para evitar que fosse utilizado como ponto de drogas, já que estava sendo invadido, segundo denúncias dos próprios moradores naquela proximidade. Mas nada, além disso, foi determinado”, pontuou.
   Orlando explicou também que não colocou tapumes no imóvel porque as obras de reforma ainda não teriam sido liberadas e correria o risco do material ser roubado, então ele determinou que o prédio fosse emparedado, mas depois das críticas feitas nas redes sociais a atitude do Governo do Estado que estaria dilapidando o patrimônio histórico e cultural em Campina Grande, o superintendente da Suplan determinou a paralisação do emparedamento.
   “É vejo agora que não fomos bem entendidos e só nos restou parar a interdição. Nossa tentativa foi apenas de preservar um bem histórico da cidade, mas tivemos que voltar atrás dessa decisão. Agora vamos comunicar o fato ao secretário de Cultura do Estado, Chico César e em seguida deveremos contratar um serviço de vigilância diuturnamente para manter o lugar preservado até que sejam liberadas as obras de reforma do Cine São José”, desabafou.
    As obras de reforma do Cine São José já estão sendo analisadas, segundo Orlando Soares, falta apenas realizar licitação para que o projeto de reforma seja colocado em prática. "Não tenho como precisar o tempo para que sejam iniciadas as obras da reforma, mas já estamos empenhados nessa questão. O governador Ricardo Coutinho já deu carta branca e estamos trablhando nesse sentido, inclusive o governador pediu para que fosse mantida as caratcterísticas originais do imóvel", finalizou.
   A reportagem do Portal PB Agora, em Campina Grande, foi até o local para averiguar se realmente as paredes de alvenaria teriam sido retiradas do imóvel, mas constatou apenas que os pedreiros pararam a obra na metade, mas o emparedamento continua lá. Confira abaixo as fotos do antes e depois. 
   Pedreiros emparedam prédio do Cine São José por determinação da Suplan:

 



   Pedreiros paralisam obras por determinação da Suplan, via críticas de usuários das redes sociais:





Simone Duarte
PB Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário