Pesquisas comCUCA

terça-feira, 14 de junho de 2011

Intercambio Regional reunirá mais de 300 jovens em Cabaceiras



A cidade de Cabaceiras será o cenário do I INTERCAMBIO REGIONAL DAS JUVENTUDES DOS TERRITÓRIOS RURAIS DO NORDESTE, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O evento que pretende reunir mais de 300 jovens de todos os estados do Nordeste, acontecerá de 16 á 19 de Junho de 2011.


O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar  processos de qualificação  e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais,  fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços  sociais.


A metodologia do evento terá como base os seguintes eixos temáticos: Política territorial, Cultura/Ruralidades, Participação política e Agricultura Familiar, todos os eixos dialogando com as realidades juvenis espalhadas nas dezenas de territórios rurais do nordeste.

O município de Cabaceiras situado a 184 km da Capital do Estado da Paraíba João Pessoa, cravada no semiárido deste estado e conhecido nacionalmente com a ‘Holiude Nordestina’,  foi escolhida para sediar esse evento por fazer  de um pólo cultural que tem seu alicerce  na agricultura familiar, com experiências significativas  em agroecológica e de convivência sustentável  com o semi-arido.

A Escola de Formação Quilombo dos Palmares é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil.

A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que "REDE" é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.

Contatos:

Assessoria de Comunicação - Marcos Moraes (83)8841-5270 ou (83)9634-7798
Email: marcosmoraesjornalista@gmail.com

Escola de Formação Quilombo dos Palmares - EQUIP
Contato: Raimundo Cajá (83) 8895-3210 ou (81) 3423-2542
Email: caja@equip.org.br / cajacg@ig.com.com

Rede de Jovens do Nordeste – RJNE
Contato: Ailton André (98)8722-0308 ou (98)3243-0245
Email: ailtonandre2@gmail.com
Contato: Kleiton Albuquerque (83) 8773-6754 ou (83)9922-7209
Email: jkmalbuquerque@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário