Pesquisas comCUCA

sábado, 15 de janeiro de 2011

{Teatro} Espetáculo Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu faz apresentação no Rio de Janeiro

Depois de participar da Etapa Nordeste do Circuito Interações Estética da Funarte, que aconteceu em Recife, a peça ‘Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu participará da mostra CUCA na 7° Bienal de Cultura da Une, que acontece na Capital Carioca de 18 a 23 de Janeiro. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de dez mil estudantes durante os seis dias em atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da ‘cidade maravilhosa’.


O espetáculo é fruto do projeto “Curso de Teatro no CUCA”, ministrado pela professora e diretora de teatro Eliane Lisboa em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande – CUCA-Cg, com financiamento do prêmio Interações Estéticas da Fundação Nacional das Artes – FUNARTE.

Conhecido por ser um dos bairros com alto índice de violência, o Pedregal apresenta diversos aspectos que a população desconhece. Longe das luzes e dos holofotes, o Pedregal tem muitas coisas boas, uma história de resistência de um povo que lutou para alcançar o sonho de ter um local próprio para morar. Esse é o mote inicial da peça que conta de forma poética a vida do povo simples que luta para ter uma vida com mais dignidade. Para contar essa história o grupo faz uso de elementos da cultura popular como o bumba-meu-boi, o maracatu, o coco de roda entre outros.

O grupo é composto por 15 pessoas, incluindo os atores, produtores, e sonoplastas. Atuam no palco e nos bastidores Allan Barros, Aluska de Macedo, Isabella Araujo, Joani de Souza, José Marcos de Moraes, José Maxsuel Alves, Marcos Pablo Almeida, Rafaelly de Araújo, Samantha Pimentel, Samarone de Sousa, Soraya de Sousa; pelos sonoplastas Williams Cabral e Gabriela Filgueiras, e Ítalo Jones Marinho, na filmagem.

Depois do retorno do Rio de Janeiro, o espetáculo Fronteiras irá organizar uma turnê de apresentações por toda a cidade de Campina Grande. A ideia, conforme adiantou a professora é apresentar o espetáculo em vários bairros de Campina Grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário