Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Espetáculo teatral Milagre Brasileiro se apresenta no CUCA - CG


Nesta quinta (18), às 19h, o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG) será palco do espetáculo teatral “Milagre Brasileiro”, do Coletivo de Teatro Alfenim, da cidade de João Pessoa (PB). O espetáculo inaugura as atividades Pré-Bienal do CUCA-CG, como preparação e divulgação da 7ª Bienal da UNE, que acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011, no Rio de Janeiro, trazendo para a discussão o tema "Brasil no estandarte, o samba é meu combate".

Milagre Brasileiro é uma peça experimental que aborda os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, culminando com a decretação do Ato Institucional nº5, que serrava inúmeras liberdades do cidadão brasileiro, entre elas a de manifestar-se sobre assuntos de natureza política.


De acordo com o diretor do espetáculo, Márcio Marciano, o foco principal é o “desaparecido político”, sujeito cuja estranha condição, nem morto nem vivo, serve de ponto de partida para a investigação de um dos períodos mais sombrios da história brasileira. “Milagre Brasileiro” foi contemplado pelo Prêmio Myrian Muniz de Artes Cênicas e estreou na cidade de João Pessoa em março de 2010, no Teatro Ariano Suassuna.

Além da apresentação do espetáculo, o diretor do grupo, Márcio Marciano, fez um palestra aos alunos do Departamento de Arte e Mídia da UFCG, no dia 17 (quarta-feira), falando sobre o processo de construção do espetáculo.

Este evento é uma promoção do ProEx do MEC “Fazendo Teatro na UFCG”, coordenado pela professora e diretora Eliane Lisboa, com parceria da ADUFCG, do CUCA e do Departamento de Arte e Mídia (UFCG). O espetáculo terá entrada franca, e ao final da apresentação o grupo fará uma conversa com o público presente sobre o espetáculo e o processo de trabalho.

O Coletivo de Teatro Alfenim

Núcleo de investigação teatral surgido em abril de 2006, cujo idealizador e diretor artístico é o dramaturgo e encenador paulista Márcio Marciano, fundador da Companhia do Latão, de São Paulo, e radicado em João Pessoa desde 2006. O ALFENIM tem como principais objetivos a criação de uma dramaturgia própria com base em assuntos brasileiros, e a formação de platéias a partir de eventos paralelos às montagens como seminários, oficinas e debates abertos sobre os temas abordados na pesquisa.
Seu primeiro trabalho, Quebra-Quilos, relata a sedição popular ocorrida no sertão paraibano em fins do século XIX. Foi criado segundo o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto da peça é escrito em sala de ensaios com a colaboração dos atores. O espetáculo tem participado desde sua estréia dos principais Festivais e Mostras de Teatro do país. Atualmente,o grupo está em circulação com o espetáculo Milagre Brasileiro.

O COLETIVO DE TEATRO ALFENIM é composto por Adriano Cabral,Ana Marinho,Daniel Araújo,Daniel Porpino,Paula Coelho,Verônica Sousa,Zezita Matos,os músicos Diego Souza e Wilame AC,Humberto Dias (produção executiva) e Márcio Marciano (direção geral).



Nenhum comentário:

Postar um comentário