Pesquisas comCUCA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aconteceu em 14 de outubro...


Em 14 de outubro de 1968 a polícia prendeu em Ibiúna, SP, 1.240 participantes do 30º Congresso da UNE.
Nesse ano (68) a União Nacional dos Estudantes atuava na ilegalidade em função de determinação extremamente autoritária da Ditadura Militar implantada desde 1964.

Nesse contexto, a diretoria da UNE teria que tomar todas as medidas de segurança necessárias para a realização do congresso e principalmente para que seus participantes não fossem presos pela ditadura.
Segundo uma versão, sempre lembrada quando o tema é tratado, alguns estudantes encarregados de providenciar a alimentação teriam ido a uma padaria na pequena cidade de Ibiúna (na época com aproximadamente seis mil habitantes) e solicitado ao proprietário dessa padaria que providenciasse dois mil pães; o proprietário assustado com o pedido teria avisado a polícia.



De fato, o desmantelamento do congresso e as prisões dos estudantes parecem estar relacionados a um processo dos órgãos de repressão que infiltraram dentro das entidades alguns elementos encarregados de delataram os planos e ações do movimento estudantil.

Nos protestos que se seguiram em todo o país, após o fim do congresso e prisões dos estudantes, surge a célebre palavra de ordem "A UNE somos nós, nossa força, nossa voz!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário