Pesquisas comCUCA

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para o Brasil Breaking Dance 2010 realizado no prédio do CUCA-CG


Estão abertas e prosseguem até o dia 17 deste mês as inscrições para o BRADAN (Brasil Breaking Dance 2010), que acontecerá dia 19 de setembro, no prédio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) de Campina Grande, que fica localizado as margens do Açude Velho. Os B.boys e B.girls que quiserem participar podem se inscrever pelo site www.cufaparaiba.org/bradan.

Através da parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), Núcleo Hip Hop Campina (NH2C) e a Frente Brasileira de Hip Hop, que estão organizando o evento, a competição valerá como a etapa estadual do brasileiro de Breaking Dance. A primeira fase do campeonato acontece em diversos estados do país que classificam uma dupla para a grande final nacional que acontecerá dia 30 de outubro em Cuiabá-MT.

Durante o processo de eleição da melhor dupla, o público poderá assistir a um grande espetáculo de dança com influências da cultura popular paraibana, criando assim um panorama nunca visto na dança de rua brasileira.

O BRADAN - é um campeonato nacional de dança de rua, que nasceu em 2009, e trata a dança de rua como uma importante manifestação cultural e social. Jovens de todo o Brasil podem exercitar tanto o corpo quanto a mente, o que promove e fortalece a saúde física e espiritual. O objetivo dessa batalha é dar a esses dançarinos a visibilidade que a arte merece. O evento possui um caráter democrático que torna vitoriosos todos os participantes do projeto, por reforçar a importância da arte, cultura e atividade física na vida das pessoas.

BREAKING – fora adotado e desenvolvido pelos garotos do bairro do Bronx em Nova Iorque, entre 1975 e 1976 nas block parties (festas de rua) ao som dos rítimos latinos, soul, funk e jazz. O fato curioso sobre o nascimento deste estilo, é que ele fora desenvolvido pelos adolescentes da época, que por não conseguirem imitar corretamente seus irmãos mais velhos e seus pais, que dançavam embalados pelo soul, acidentalmente acabaram criando um estilo mais radical, incorporando inclusive na sua coreografia, movimentos que iam desde mímicas e acrobacias olímpicas, até a estilização de capoeira e catares de lutas marciais.

O termo break foi adicionado a sua identificação, devido a predileção destes jovens pelo momento instrumental oferecido pelos discos (break beat), aonde faziam das pistas das festas o seu palco principal. Ficaram então conhecidos como break boys ou b. boys. Já termo atribuído às mulheres é b. girl. Dentre tantas gangues de breakin’ pode-se destacar a Rock Steady Crew com uma das mais populares em todo o mundo. No Brasil, estes estilos de dança chegaram em 1983 através da mídia e por isso, todos vieram centrifugados no formato break dance.

Assista o vídeo para ver um pouco do Breaking Dance



Da redação com Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário