Pesquisas comCUCA

terça-feira, 20 de julho de 2010

“Deus Danado” é o próximo espetáculo trazido a Campina pela Coordenação de Arte e Cultura

A Universidade Estadual da Paraíba dá continuidade a seu processo de valorização das artes, como apreciação e forma de educação. A Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da UEPB convida todos os interessados a comparecerem na próxima quarta-feira (21) para a apresentação única do espetáculo “Deus Danado”, às 20h, no Centro de Arte e Cultura da Instituição, localizado no Centro de Campina Grande.


“Deus Danado”, que tem texto de João Denys e direção de Marcelo Enrique Flecha é um espetáculo premiado do Rio Grande do Norte (RN). Na Rainha da Borborema, terá entrada franca, sendo também uma opção para alunos do Curso de Teatro da UEPB, além dos apreciadores da celebrada quinta arte.

A UEPB traz o espetáculo juntamente com a Arretado Produções Artísticas, que faz parte do projeto Danação Nordestina - Prêmio de Teatro de Circulação Miryam Muniz da Funarte. A peça narra de forma crua a vida e morte de dois homens que lutam entre si a procura de uma botija, que segundo a lenda é repleta de riquezas.

“A eterna busca pelo poder cega o homem, gera o bicho que, guiado pelo ódio e desamor, não é capaz de perceber a grande virtude do ser. O afeto depositado no seu dia-a-dia, o carinho e a admiração que um filho pode ter por seu pai. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança”, diz o resumo do espetáculo.

Mais sobre “Deus Danado” e Marcelo Enrique Flecha

“Deus Danado” está em cartaz há mais de três anos, arrebanhando admiradores por meio da Companhia Máscara de Teatro. Numa montagem de aproximadamente cem dias, a Companhia busca, neste espetáculo, trabalhar o ator na sua forma mínima, deixando como principais ferramentas sua voz e corpo. O espetáculo estreou em sua cidade natal, Mossoró (RN), em setembro de 2007, apresentando ao público local seus dois elencos. Além disso, a Companhia já viajou para vários estados brasileiros, sempre com o propósito de divulgar para outros lugares seu fazer teatral.

O diretor de “Deus Danado”, Marcelo Enrique Flecha - argentino naturalizado brasileiro e residente no estado do Maranhão desde 1978 - é um dos mais respeitados diretores de teatro do Nordeste. Desempenha também os ofícios de ator, dramaturgo, cenógrafo, iluminador, músico, compositor e poeta.

Morando na cidade de Balsas, participou ativamente do movimento cultural no interior do estado, de 1987 a 1994. Durante este período, foi presidente do grupo Ger“Ar-te” de teatro, diretor do Núcleo Regional de Cultura, presidente da Associação Artística Balsense e diretor de programação da Federação Maranhense de Teatro.

Serviço
Espetáculo: Deus Danado
Texto: João Denys
Direção: Marcelo Flecha
Grupo: Cia. A Máscara de Teatro - Mossoró  - RN
Onde: Centro de Arte e Cultura da UEPB (vizinho ao Terminal de Integração)
Quando: 21 de julho
Horas: 20h
Entrada: Gratuita

Fonte: UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário