Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escritores inéditos podem concorrer ao Prêmio Nacional dos Sesc

As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura encontram-se abertas nas categorias Conto e Romance. O concurso é promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio e no estado da Paraíba os autores devem procurar as Unidades do SESC em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, para efetuarem as inscrições e submeterem suas obras a análise de Comissões Julgadoras compostas por especialistas em literatura, escritores, jornalistas e críticos literários.


O concurso pretende premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Cada participante, que não poderá ter nenhum livro publicado, deve participar com apenas uma obra inédita em cada categoria, sendo que de 130 a 400 laudas para Romances; e 70 a 200 páginas nos Contos, com o texto digitado no Word, em apenas um lado da página, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, cor preta, parágrafo de alinhamento justificado, espaço entrelinhas duplo, todas as margens 2,5 e impressos em papel A4.

As inscrições serão encerradas no dia 30 de setembro, ficando a divulgação do resultado prevista para o mês de março de 2011. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída pela editora Record, cabendo o direito a 10% do valor de capa na comercialização em livrarias, além de distribuição na rede de bibliotecas do SESC no País e outros espaços culturais.

As comissões julgadoras poderão indicar, a seu critério, até três obras cujos autores receberão menção honrosa, sendo que o único critério para seleção das obras vencedoras é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo. Para o autor vencedor de cada categoria, a viagem será custeada para o Rio de Janeiro, por ocasião da entrega dos prêmios, em julho de 2011.

As inscrições são gratuitas, sendo vetadas as participações de funcionários e parentes da editora Record, SESC, Fecomércio e pessoas envolvidas no processo de julgamento do concurso. Também é determinado que, ao se inscrever no Prêmio SESC de Literatura 2008, o candidato estará automaticamente concordando com os termos do edital.

No ano passado, durante o concurso, o SESC-PB também foi escolhida para sediar o processo de análise das propostas inscritas nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, além da própria Paraíba, que teve seis trabalhos inscritos e 69 dos demais estados do Nordeste. A comissão julgadora foi composta por Rinaldo Fernandes e Amador Ribeiro, e em 2007 a dupla de análise foi integrada pelo poeta Políbio Alves e o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho. A edição 2009 ficou com Prosa de Papagaio, da mineira Gabriela Guimarães Grazzinelli, na categoria Romance; e Cavala, do carioca Sérgio Tavares, com melhor coletânea de Contos.

Informações adicionais sobre como e para onde enviar as inscrições podem ser obtidas no SESC Centro João Pessoa, que fica na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, ou pelo telefone 32083158.

Nenhum comentário:

Postar um comentário