Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Novo projeto do CUCA realizará articulação entre comunidades Quilombolas e Pontos de Cultura da Paraíba

Quilombo Vivo é o mais novo projeto do Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG) e tem como proposta, utilizar a produção cinematográfica para promover uma interação entre as comunidades Quilombolas e os Pontos de Cultura que trabalham com audiovisual na Paraíba. Aprovado no edital Tuxáua do Ministério da Cultura o projeto além de promover capacitação, doará um kit de registro audiovisual para as comunidades Quilombolas, contendo uma filmadora e uma maquina fotográfica digital.

Serão beneficiadas pelo Quilombo Vivo, as comunidades de Caiana dos Crioulos, Caiana dos Mares e o Quilombo de Talhado. O projeto será dividido em duas fases, na primeira será feita a distribuição dos kits de registro audiovisual, na segunda fase serão promovidos cursos de técnicas de filmagens, de fotografia e de manuseio dos equipamentos audiovisuais.

Para o Coordenador de Cultura do CUCA de Campina Grande, o principal mérito do projeto é permitir que essas comunidades possam contar a sua própria história e manter viva a cultura que produzem.

“Queremos promover os meios para que o povo conte a sua própria historia. Com a doação dos Kists e com as capacitações, essas comunidades vão poder registrar a sua história a partir de seu olhar”, afirmou Ítalo Jones.

O projeto está em fase de pré- produção e tem previsão de começar ainda no primeiro semestre. Os contatos com os Pontos de Cultura estão sendo realizados, já está confirmada a parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, através do Núcleo de Estudos Afro – Brasileiros e dos Povos Indígenas – NEABI e com Ministério da Cultura. Outro possível parceiro é o Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário