Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CUCA promove oficina de técnicas de entrevistas e filmagens no bairro do Pedregal

O Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCACG) promove nessa quinta-feira (11), às 19 horas no bairro do Pedregal, uma oficina de Técnicas de Entrevistas e Filmagens, para alunos da Escola Neco Cisne. A oficina marca o retorno das atividades do projeto “Dramaturgia no CUCA”, que está sendo executado em parceria com a professora Dra. Eliane Lisboa do Departamento de Arte e Mídia da UFCG, com financiamento da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE).

Após a oficina os participantes realizarão entrevistas com personagens importantes para a história do bairro. O material das entrevistas será utilizado na composição das cenas que serão montadas, pelos integrantes do projeto ‘Dramaturgia no CUCA’, que contara um pouco da história do Pedregal e de seus moradores.

O projeto

O ‘Dramaturgia no CUCA’ foi aprovado no edital “Interações Estéticas” do Ministério da Cultura (Minc) e tem duração de três meses, visando à realização de um curso de Dramatização no CUCA, com enfoque na prática teatral dos dramaturgos Bertolt Brecht e Augusto Boal. A metodologia conta com seminários, oficinas e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem de algumas cenas.
O público alvo do projeto são os núcleos de Teatro do Oprimido (T.O.) da cidade, agentes multiplicadores e estudantes que queiram se aprofundar no estudo das técnicas de dramaturgia dos dois autores (Brecht e Boal).

Eliane Lisboa

A professora Eliane Lisboa é diretora de teatro, dramaturga e dramaturgista, com mais de 30 anos de experiência na área teatral. Durante os anos 83/84 defendeu mestrado junto à universidade de Paris X-Nanterre, sobre as experiências do Teatro do Oprimido na França, acompanhando Augusto Boal no tempo em que ele esteve exilado naquele país. Defendeu tese de doutorado na Unicamp, sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini.

Durante cerca de doze anos Eliane Lisboa foi responsável pela cadeira de dramaturgia no curso de Artes Cênicas da Udesc em Florianópolis e por quatro anos dirigiu a Cia. Teatral Jogral em Santa Catarina, hoje é professora concursada do Departamento de Arte e Mídia da UFCG.

Um comentário:

  1. Massa Ítalo e equipe do CUCA CG! é isso aí! o CUCA tem que epandir seus limites. Torna-se de fato um projeto de extensão universitária. Interagir com as comunidades, com os que tem sede de aprender e trocar. Parabéns meu véio!

    Abraços fraernos.

    Geovane Barone CUCA-RJ

    ResponderExcluir