Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Benedito do Rojão se prepara pra lançar novo CD


Com um inseparável chapéu de palha pequenino na cabeça, corpo franzino, voz mansa e uma roupa bem colorida, ornamentada de cordões e anéis, o músico Benedito do Rojão se prepara para lançar o quarto CD de sua carreira. O cantor, um dos principais nomes da cultura paraibana, que mantém a essência de Jackson do Pandeiro, pretende apresentar o novo trabalho na Casa do Poeta antes do período junino. O novo CD, intitulado de Dançando com ela, traz músicas inéditas compostas pelo próprio Benedito. São 14 faixas, entre cocos, xaxados e rojões.

Benedito aposta que algumas das canções poderão fazer sucesso na temporada junina, como Se Deus quiser eu vou, Convite de Mariana, Coco em Itamaracá e Me leva morena. Produzido pelo próprio Benedito e gravado no estúdio de Vaguinho do Cavaquinho, o CD tem a participação dos poetas Antônio Sobrinho e Sebastião Marques. O artista é uma das expressões da música nordestina, que preserva a chamada música de raiz. Seguidor dos passos de Jackson, Benedito passou 35 anos a margem do mercado fonográfico e da mídia, só sendo redescoberto há pouco mais de sete anos.

Afastado da carreira artística pela dura luta pela sobrevivência, Benedito continuou a fazer pequenas apresentações e nunca deixou de compor músicas no estilo coco-de-roda, rojão, xote, baião e outros gêneros regionais. "Eu tocava em casamentos e aniversários nos sítios. Em locais que nem energia tinha. Era no candeeiro", conta.

Redescoberto em dezembro de 2002 por um grupo de músicos campinenses, foi convidado a se apresentar em um evento promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E reapareceu no mercado em grande estilo com o CD Tem coco na Paraíba. O albúm, financiado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), teve a participação de Amazan, Abdias, Inaudete Amorim, João Gonçalves e Sandra Belê. Daí para frente Benedito não parou de gravar e compor.

O artista conta que antes de entrar no mercado foi testado. Teve que realizar, por exemplo, cinco shows degraça na UFCG até convencer o grupo de professores do seu talento e, assim, ganhar a autorização para gravar o primeiro CD no estúdio da instituição. Depois, foi "cavando" seus espaços e revelando para a região um talento escondido durante décadas.

Manifestos

Os trabalhos de Benedito não se caracteriziam apenas pelo ritmo que o artista impõe, mas nas letras bem escritas. Como instrumentista e cantor-compositor de conteúdo, Benedito faz rimas com a nossa gente ligando o passado ao presente. As músicas dele são verdadeiros manifestos vivos de experiências, sonhos e militâncias poéticas em defesa de tradições sertanejas. As músicas de um cancioneiro popular, que luta pela permanência de sua cultura, estão na maioria de suas letras, que falam sobre viagens e histórias vividas pelo artista em cidades interioranas e forrós cheios de dengo feminino e causos únicos.

Ele faz questão de ressaltar que não copia a obra de Jackson do Pandeiro, mas apenas mantém a mesma linha do "Rei do ritmo". "Eu não procuro copiar Jasckon mas preservar a cultura defendida por ele" enfatizou. Além do CD Tem coco na Paraíba, lançado em 2003, Benedito do Rojão lançou os discos Se Deus quiser eu vou e Dançando em Campina.

João Benedito Marques nasceu em 1938, no Sítio Juá, em Catolé de Boa Vista, antigo distrito de Campina Grande. É contemporâneo de Jackson do Pandeiro, com quem chegou a compor duas músicas em parceria. Trabalhou na Rádio Borborema e, em 1966, apresentou-se no primeiro programa transmitido pela TV Borborema. Benedito do Rojão aprendeu a tocar pandeiro aos 12 anos e aos 13 "tirou" sua primeira festa em companhia do sanfoneiro Biró, com quem tocou junto durante anos.

Fonte: Diário da Borborema

3 comentários:

  1. Quero comprar os (04) CDs já lançados !
    Como devo fazer ?

    Dilson Pimentel
    dilsondarizo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo aniversário hoje 10/10/2010 foi muito prazeroso ouvir as músicas de Benedito !
    Adorei !

    ResponderExcluir
  3. Benedito do Rojão grava seu primeiro DVD

    O curso Bacharelado em Produção Musical da UFCG campus de Campina Grande, no dia 03 de maio às 20h00m estará realizando o show para gravação do DVD “Tem coco na Paraíba” do compositor Benedito do Rojão.

    A produção do DVD é uma atividade da disciplina Projeto Musical III ministrada pelo professor Carlos Alan Peres. Para produção do DVD foi montada uma equipe composta de 50 pessoas divididas entre vários grupos, produção de arte, documentário, iluminação, projeto gráfico, gravação de áudio, etc. Os componentes da equipe, além dos profissionais convidados,foram selecionados entre os alunos dos cursos de Música, Comunicação e Arte e Mídia da UFCG. O projeto se configura como uma aplicação de conteúdos contidos nas várias componentes curriculares do curso Produção Musical e do registro histórico de manifestações culturais autênticas do estado da Paraíba.

    O show para gravação do DVD ocorrerá no Teatro Ariano Suassuna do Colégio Motiva, no bairro Catolé, com entrada franqueada ao público.

    ResponderExcluir