Pesquisas comCUCA

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A influência de Gonzagão


Artistas falam sobre a presença de Luiz Gonzaga, que completou 97 anos ontem, em seus trabalhos

Quando tinha cinco anos, o cantor Flávio José assistiu um show de Luiz Gonzaga em Arcoverde (PE). Depois do show foi para casa e pediu uma sanfona ao pai. Seu destino estava traçado. Defensor do forró pé-de-serra, do xote e do baião, Flávio confessa que recebeu fortes influência de Luiz Gonzaga. Em todos os seus shows ele costuma dedicar um bloco ao rei do baião. "Não tem como se falar em forró sem lembrar de Luiz Gonzaga. Ele é o pai do forró. O responsável por tudo na cultura nordestina", revelou.

Flávio José não esquece de manter as raízes de Gonzação. Ele já gravou várias músicas do rei do baião. Em 1986 teve a oportunidade de dividir o palco com Luiz Gonzaga numa festa junina realizada em Olinda (PE). Ele conta que tem saudade de "Seu Lua", como Gonzagão era chamado pelos amigos e lamenta que a obra do rei do baião esteja caindo no esquecimento da mídia.

Como Flávio José muitos artistas sofreram fortes influências de Luiz Gonzaga em suas carreiras. É dificilencontrar no Nordeste algum forrozeiro que não tenha gravado pelo menos uma música do rei do baião. O cantor Capilé, por exemplo, já gravou várias músicas de Gonzagão. Sem cerimônia, ele confessa que sempre bebeu na fonte de "seu Luiz". "Luiz Gonzaga é o responsável por tudo. Não tem como esquecer de 'seu Luiz'. Ele cantou o Nordeste. Incorporou a alma do nordestino", revelou.

O sanfoneiro Amazan se confessa fã de Luiz Gonzaga. Desde criança ouviu o rei do baião. Entre suas canções favoritas estão Asa branca, Pagode russo, Respeita Januário, Triste partida, A morte do vaqueiro, ABC do Sertão e Assum preto. Por isso, em seus shows, ele não esquece de cantar músicas do ídolo. "O legado de Luiz Gonzaga é grande", disse. Luiz Gonzaga teve forte influência artística na carreira do chamado "poeta de alma cheia".

Todos sabem que Biliu de Campina Grande é "discípulo" de Jackson do Pandeiro. Só que além de seguir o rei do ritmo, Biliu também vê na obra de Luiz Gonzaga a essência do Nordeste. Ele destaca que Luiz Gonzaga conseguia tocar forró o ano todo e agradar todos os públicos, desde o jovem da classe média até o retirante do Nordeste. "Luiz Gonzaga mostrou como se faz forró, xote e baião de verdade", afirmou.

Fonte: Diário da Borborema
Foto: www.luizluagonzaga.com.br

Um comentário:

  1. quais são as influências que ele trouxe para o nordeste ?

    ResponderExcluir