Pesquisas comCUCA

sábado, 22 de agosto de 2009

Viva a cultura universitária


Viva a nossa cultura universitária! Esse é o slogan da Calourada de recepção dos feras 2009.2 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontecerá dia 28 de agosto, a partir das 21h00 no Departamento de Comunicação Social, palco das mais tradicionais e ecléticas calouradas da cidade.

O evento é uma realização do Diretório Central dos Estudantes da UEPB, Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CA de Comunicação) e a União Nacional dos Estudantes- UNE. “Será um momento especial de convívio cultural para todos que fazem a universidade, e de oportunizar a integração entre calouros e veteranos”, comenta Thiago Medeiros, coordenador do DCE.

Em meio a variedade de ritmos, a valorização da cultura nordestina será evidenciada num palco destinado ao forró, com o arrasta pé do Trio Ponto e Vírgula, Forró Xinelada, Forró Mandacaru e Cordeiro do Acordeon, além do grupo Fuso Horário, com um gostoso samba de mesa. Outros dois ambientes farão parte do evento: o espaço alternativo, com o Rock do Casa Verde, Mentes Mutáveis e Sr. Godofredo. Além de uma Arena Mix, com o DJ Jerson.
A organização do evento preocupou-se em abrir espaço para os novos talentos que surgem dentro da própria universidade, como é o caso do Trio Ponto e Vírgula (odontologia), Mentes Mutáveis e Dj Jerson (comunicação social.Para os que já querem garantir a entrada na festa, os ingressos já estão disponíveis no DCE – UEPB e no CA de Comunicação Social, ao preço de cinco (estudante) e dez reais (inteira). O evento tem o apoio do Comunicurtas, CA’s-UEPB, Cachaça Barro Branco, Associação Campinense de Imprensa (ACI) e Campina FM.

Novos talentos

A Calourada é um evento tradicional em todas as Universidades, que tem como objetivo receber os novos alunos (feras/calouros). Mas além da recepção dos feras, várias delas já foram palco do surgimento de novos talentos, de artistas hoje consagrados. Em Campina Grande, apesar do perfil das calouradas terem mudado ainda se pode encontrar esse espaço.

Muitos foram os grupos que se apresentaram nesses palcos e hoje fazem sucesso nacional e internacionalmente. Para os que não se recordam vamos ‘refrescar a memória’: Cabruêra foi um deles. O grupo teve sua estréia em 1998 numa calourada em Comunicação Social. “A partir das apresentações em calouradas nosso grupo ganhou visibilidade, tanto dentro da cidade, com apresentações no “Maior São João do Mundo”, como noutras cidades, porque os próprios estudantes que não eram de Campina, divulgavam nosso trabalho”, disse Arthur Pessoa, da Cabruêra.

Thiago D’angelo, vocalista de Mentes Mutáveis, diz ser importante esse espaço que algumas calouradas abrem para o grupo, visto que, tocar rock na ‘terra do forró’ é um pouco difícil. “Espero que outros organizadores abram espaço para quem está chegando agora, e querem mostrar seu trabalho”, comenta.

O Departamento de Comunicação Social está localizado na Rua Pedro I, S/N – São José (Ao lado do HU). Mais informações, através do (83) 3341.6953 (DCE), ou pelo endereço eletrônico www.dceuepbnet.blogspot.com

Por Leidiane Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário