Pesquisas comCUCA

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Exposição “Figura, figurá” traz elementos da cultura popular no SESC Centro


O artista Sérgio Nascimento, que há 21 anos atua na cultura popular, estará trazendo ao SESC Centro, a partir deste fim de semana, uma viagem na cultura popular nordestina. Com trabalhos ligados a cultura, o artista iniciou como dançarino em 1988, participando de vários festivais de folclore nacionais e internacionais.

Nesta época, foi um dos fundadores a Companhia de Projeções Folclórica Raízes, de Campina Grande, da qual começou, em 1995, a produzir figurinos e adereços, continuando posteriormente em outros grupos. Todo esse trabalho resultou na sua divulgação em feiras nacionais e internacionais, a partir de 2000, além da produção de adereços para a micro-série “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna.

A exposição “Figura, figurá” trará essas experiências vivenciadas. A figura, através dos desenhos, onde aconteceram os primeiros contatos de Sérgio com o folclore, se misturando com o “figurá”, personagens que vem do reisado de Zabelê. Elementos como o bumba-meu-boi, burrinha (cavalo marinho) e jaraguá estarão presentes, assim como as máscaras, oratórios, estandartes e chapéus.

“Com esta exposição, estou trazendo um pouco da cultura popular, só que de forma diferenciada”, afirma o artista. São figuras de tamanho real, fazendo uma releitura dos materiais, mudando a forma de como são aplicados. A última divulgação do trabalho de Sérgio aconteceu no X Salão do Artesanato, em junho, em Campina Grande, além de ter exposto suas peças em João Pessoa e Recife.

A exposição acontecerá durante a realização do Festival de Inverno e ficará no hall de exposições do SESC Centro, localizado na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.Até o próximo dia 31 de julho, das 8h às 21h, a população poderá conferir elemetos da cultura popular.

“Figura, figurá” tem o apoio do SESC Paraíba e a realização do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário