Pesquisas comCUCA

terça-feira, 30 de junho de 2009

1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido


Com patrocínio do SESC Nacional, realização do Centro do Teatro de Oprimido e apoio da Caixa Econômica Federal, de 20 até 26 de Julho acontece no Rio de Janeiro à 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido. O evento é um tributo a Augusto Boal e um marco histórico para a continuidade de sua obra, tendo como objetivos: Ratificar os fundamentos políticos, filosóficos, estéticos e pedagógicos do Método do Teatro do Oprimido; Analisar o impacto da aplicação do Método em diferentes áreas temáticas, nas diversas regiões do mundo; Estimular a reflexão sobre o Movimento Internacional de Teatro do Oprimido e as perspectivas de sua organização; Estruturar o Encontro Internacional que acontecerá em Julho de 2010, em Belém, dentro do Congresso Mundial IDEA.

25 países e 16 estados brasileiros participam da Conferência que ocupa três espaços no Centro do Rio. Representantes da Austrália, Israel, Palestina, Nepal, Paquistão, Índia, Suécia, Holanda, Áustria, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Senegal, Guiné-Bissau, Sudão, Moçambique, Angola, Canadá, EUA, Porto Rico, Argentina, Uruguai e Brasil participam de painéis de discussão sobre o impacto do Teatro do Oprimido em diferentes áreas temáticas (cultura, política, educação, saúde, direitos humanos e zonas de conflito) e regiões do mundo. Ao final dos trabalhos haverá uma discussão a respeito dos desafios para o desenvolvimento de projetos locais e planejamento de ações de cooperação internacional.

PROGRAMAÇÃO


* Na Caixa Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues: acontece a 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido, que tem entre as suas atividades: painéis de discussão sobre o impacto do Teatro do Oprimido em diferentes áreas temáticas e regiões do mundo; Mostra Internacional de Vídeos (Alemanha, Paquistão, Canadá, Espanha, Moçambique, Índia etc); e exposição A Estética do Oprimido. Entrada franca.


* Na Caixa Cultural RJ – Teatro de Arena: acontece às apresentações públicas de espetáculos (nacionais e internacionais), Teatro-Fórum com sessões de Teatro Legislativo; e exposição A Estética do Oprimido. Ingressos a preços populares


* Na sede do Centro de Teatro do Oprimido: será realizado o Encontro Internacional de Praticantes de Teatro do Oprimido, com 50 estrangeiros e 10 brasileiros, integrantes de grupos, projetos e/ou instituições com reconhecida atividade com o método do Teatro do Oprimido em suas regiões e países; e exposição A Estética do Oprimido.


A programação detalhada e com horários está disponível no site www.ctorio.org.br.


AUGUSTO BOAL


Nascido no RJ em 16 de março de 1931. Teatrólogo, professor na New York University, na Harvard University e na Université de La Sorbonne-Nouvelle, criador do Teatro do Oprimido.


Boal não escondeu o orgulho de estar entre os 197 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz 2008: “– Não tenho nenhuma expectativa de ganhar, mas estou extremamente feliz porque, entre os que apoiaram a minha nomeação, estão pessoas dos cincos continentes. Isso é extraordinário. É o reconhecimento da importância do Teatro do Oprimido”. Boal não recebeu o Prêmio Nobel, mas em março de 2009 foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco, uma honraria inédita para brasileiros.


A dimensão cosmopolita do teatro de Augusto Boal data dos quinze anos, entre 1971 e 1986, em que esteve no exílio político. Nesta fase, Boal desenvolveu as experiências teatrais que lhe renderiam o reconhecimento internacional de público, crítica, pesquisadores e do meio teatral. Há muitos anos as proposituras do Teatro do Oprimido são objetos de teses de mestrados e doutorados e de cursos em diversas universidades pelo mundo.


Com seu retorno definitivo ao Brasil em 1986, a convite de Darcy Ribeiro, então secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, Boal cria o Centro de Teatro do Oprimido - CTO, do qual foi mentor e diretor artístico por 23 anos, instituição cuja coordenação e execução das atividades e projetos são dos Curingas Bárbara Santos, Claudete Felix, Cláudia Simone, Flávio Sanctum, Geo Britto, Helen Sarapeck e Olivar Bendelack, que colaboraram com a reescrita do livro A Estética do Oprimido, ainda inédito, última pesquisa realizado por Boal.


Boal faleceu no RJ em 02 de maio de 2009 deixando uma obra vasta: Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas; O teatro como arte marcial; Jogos para atores e não atores; Hamlet e o filho do padeiro - memórias imaginadas; Arco Íris do Desejo; Teatro Legislativo etc. Existem pelo menos 29 livros publicados no mundo inteiro sobre Boal ou sobre o Teatro do Oprimido, em línguas que vão desde o inglês, italiano, alemão, até o hindi indiano e o urdu do Paquistão.

CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO - CTO


O Centro de Teatro do Oprimido, surgido em 1986, é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido.

A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos.

Dessa forma o Centro de Teatro do Oprimido desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário